Topo

Corinthians

Proposta de Sylvinho para o Corinthians esbarra nas carências do elenco

Sylvinho técnico do Corinthians durante partida contra o Atlético-GO  - Ettore Chiereguini/AGIF
Sylvinho técnico do Corinthians durante partida contra o Atlético-GO Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

31/05/2021 04h00

O diagnóstico do técnico Sylvinho para explicar a derrota de ontem (30) do Corinthians foi a dificuldade apresentada pela equipe na saída de bola. Na visão do comandante, os erros de passe ajudaram o Atlético-GO a ajustar a marcação e conquistar o resultado positivo na rodada inicial do Campeonato Brasileiro. A resolução do problema, no entanto, esbarra nas carências do próprio elenco do Alvinegro.

"Tive a certeza de que nos primeiros 12 ou 15 minutos um jogo um pouco nervoso da nossa parte, a construção nossa nós erramos. Erramos passes laterais e também erramos passes entre linhas. Esse passe um pouco mais preciso nós demoramos bastante. Ele (o passe) foi se acertando um pouco melhor no segundo tempo. É algo simples, tem que trabalhar, buscar, treinamentos e posicionamento dos atletas para facilitar essa ação", explicou Sylvinho ao ser questionado sobre as falhas técnicas da equipe.

Em sua apresentação como técnico do Corinthians, Sylvinho foi enfático ao afirmar que gosta de um jogo de posse de bola. Três dias depois, o meia Mateus Vital concedeu entrevista coletiva e reiterou o que havia sido dito pelo seu novo treinador. Há, no entanto, um obstáculo a ser superado pela comissão técnica para implementar suas ideias.

No atual elenco, o Corinthians não conta com nenhum grande passador. No Campeonato Paulista, por exemplo, o melhor da equipe no fundamento foi o volante Gabriel, que acertou uma média 40 passes por jogo (85% de suas tentativas). Em termos gerais, o meio-campista foi apenas o 20º em toda a competição.

Na Copa Sul-Americana, o cenário também não é nada animador. O melhor passador do Corinthians foi o zagueiro Bruno Méndez, que acertou pouco mais de 50 passes por partida (81% de acerto). Considerando todos os atletas que participaram da competição continental até a eliminação do Alvinegro, o defensor é apenas o 27º da lista.

No jogo de ontem, contra o Atlético-GO, o Corinthians trocou 518 passes e teve um aproveitamento de 83%. O melhor no fundamento foi o meia Mateus Vital, que acertou 93% de suas tentativas. Já os volantes Camacho e Ramiro, dois nomes importantes taticamente para o sucesso da saída de bola da equipe, acertaram, respectivamente, 77% e 73% de todos os seus passes.

Nos próximos dias, o técnico Sylvinho terá como objetivo nos treinamentos no CT Joaquim Grava a melhora no fundamento. A ideia é implementar o mais rápido possível o seu estilo de jogo e montar um Corinthians competitivo para a disputa no Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil.

Corinthians