Topo

Série B - 2021

Tropeços dos grandes em estreias indicam caminhada difícil na Série B

Cruzeiro tropeça em seu primeiro jogo na Série B do Campeonato Brasileiro de 2021 - Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Cruzeiro tropeça em seu primeiro jogo na Série B do Campeonato Brasileiro de 2021 Imagem: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Leonardo Parrela

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte

30/05/2021 04h00

Neste final de semana, três grandes clubes brasileiros estrearam na Série B do Brasileiro: Botafogo, Vasco e Cruzeiro. Vivendo a mesma situação por contextos diferentes, o trio entrou em campo buscando o bom início na caminhada rumo à elite do futebol nacional. A julgar pelos resultados da primeira rodada, o trajeto não será nada fácil.

O Botafogo foi o primeiro dos três a jogar, ainda na sexta (28), diante do Vila Nova. Atuando em Goiás, o Glorioso teve dificuldades diante do adversário e, mesmo com um jogador a mais na maior parte do tempo, não conseguiu vencer. O empate, por 1 a 1, não foi o que a equipe esperava e o técnico Marcelo Chamusca já afirmou que será preciso um time versátil para fazer boa campanha na Segunda Divisão.

Na manhã do sábado (29), o Vasco estreou diante do Operário-PR, em São Januário. Com uma atuação fraca, o Cruz-Maltino foi batido por 2 a 0. Chamou atenção a fragilidade do sistema defensivo e o técnico Marcelo Cabo admitiu que "faltou quase de tudo" no confronto. O comandante vascaíno ainda afirmou que falta para o grupo entender o que é preciso na Série B: técnica, tática e muita intensidade.

O Cruzeiro foi até o Sergipe enfrentar o Confiança e saiu derrotado por 3 a 1 em um jogo repleto de problemas. Após sair atrás do placar, a equipe se desestruturou e teve, quase na sequência, dois jogadores expulsos: o volante Adriano e o goleiro Fábio. Ainda que tivesse mais a bola antes do gol adversário, o Cruzeiro apresentou dificuldades em criar chances ofensivas, fato recorrente ao time comandado por Felipe Conceição. A Raposa, mesmo com nove jogadores em campo, até chegou ao empate, mas não conseguiu sustentar o resultado.

Claro que é apenas a primeira rodada de um torneio que terá outros 37 jogos, mas as fracas atuações ligam o alerta para os grandes clubes. Em comum, o entendimento dos treinadores que suas equipes estiveram abaixo do que podem oferecer e devem render mais para poder conquistar o retorno à Série A.