Topo

Grêmio monta treino especial para Jean Pyerre, vê evolução e faz planos

Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

30/05/2021 04h00

O Grêmio inicia, hoje (30), o Campeonato Brasileiro contra o Ceará, com um time desfalcado por conta de casos de Covid-19. Mas em meio às baixas de última hora, a boa notícia é a volta de Jean Pyerre. O meia-atacante se recuperou de lesão muscular e vem ganhando minutos nas últimas semanas. O retorno acontece após aplicação de novo planejamento da área da preparação física e permite que a comissão técnica faça planos.

Ceará e Grêmio jogam às 16h (horário de Brasília), no Castelão, em Fortaleza.

Jean Pyerre participou, até aqui, de oito das 25 partidas do Grêmio na temporada. A mais recente lesão foi de grau um (em escala onde grau três é o mais grave), mas antes do retorno diante do Aragua-VEN, na goleada por 6 a 2, ele apresentou melhora no dia a dia.

"A intensidade dele já aumentou, mas vamos evoluir. O atleta [o planejamento de treinos e trabalhos físicos] aceitou, já está fazendo e posso garantir que ele comprando a ideia, vamos ver um Jean Pyerre melhor", contou Reverson Pimentel, preparador físico do Grêmio, em entrevista ao UOL Esporte.

Pimentel e outros integrantes da comissão técnica do Grêmio reuniram os dados de Jean Pyerre e entendem que existe diagnóstico sobre a razão para frequentes lesões ou oscilações do meia-atacante.

"Já montamos um planejamento para o Jean Pyerre. Já conseguimos diagnosticar o que aconteceu. O Jean já sabe o que precisa fazer, entendeu tudo que foi conversado. Mas é um processo que não dura sete, 10 dias. É um processo, uma evolução", comentou o preparador físico gremista.

Além da troca na preparação física, ainda no final da temporada passada, a chegada de Tiago Nunes é considerada positiva para Jean Pyerre. Treinador e meia trabalharam na base gremista, entre 2013 e 2014. E a dupla já teve recente conversa sobre os planos para funções em campo.

"O que tenho conversado muito com o Jean, desde muitos anos atrás, desde lá 2013, é que ele tem que ser um jogador participativo. Ele tem que ter um volume de participação alto, tanto numa construção mais atrás como numa chegada mais à frente. E quando ele estiver em momentos pontuais, se tornar decisivo às vezes com um simples passe. Não precisa fazer a cada lance o lance do jogo, da rodada. Ele tem que ser um jogador que se torne decisivo para o contexto coletivo", declarou Tiago Nunes ao UOL Esporte.

O plano já se revelou em recentes partidas. Com Nunes, Jean Pyerre constrói em diferentes áreas. Com liberdade para voltar alguns metros no gramado.

"Um cara com esse potencial técnico tem que tocar muito mais vezes na bola, participar mais, porque a chance de criar cenários diferenciados com um cara diferenciado aumenta", apontou Tiago Nunes. "Pela constituição física, ele não vai ser nunca um velocista. As ações são mais lentas, mas não quer dizer que ele não desempenha bem. Ele é um cara que não vai fazer volume alto acima de 25km/h. Ele vai ter que fazer o jogo técnico dele tornar o time mais rápido. Por isso a combinação de quem está perto dele vai potencializar esse jogo, para deixar mais rápido, ou mais lento", completou.

Diante do Ceará, Jean Pyerre deve ser usado progressivamente. Ou seja, se começar a partida não deve ficar em campo até o final. Se iniciar no banco, fatalmente será usado. Em qualquer cenário, o Grêmio já enxerga evolução e conta com o meia-atacante.