Topo

Ceará marca nos acréscimos e acaba com série invicta do Grêmio com T. Nunes

Do UOL, em Porto Alegre

30/05/2021 18h03

O Ceará estreou no Campeonato Brasileiro com vitória. Hoje (30), em Fortaleza, o time da casa venceu o Grêmio por 3 a 2 com direito a gol do triunfo aos 49 minutos do segundo tempo. O placar encerra a série de 13 partidas invictas do time gaúcho, que perde a primeira sob comando de Tiago Nunes — ausente no Castelão por testar positivo para covid-19.

Cléber, Ricky e Jorginho marcaram para o Ceará. Vanderson e Ricardinho anotaram para o Grêmio.

O gol da vitória saiu em jogada que teve chute na trave, rebote dentro da área e conclusão que ainda bateu de novo na trave antes de entrar. A defesa gremista parou pedindo impedimento, que a arbitragem não marcou e o VAR confirmou a decisão.

Quem foi bem: Léo Chu e Ricky

Na base da velocidade, os dois jogadores levaram perigo. O camisa 18 do Grêmio deu assistência para o empate em arrancada incrível no início do segundo tempo. O jogador do Ceará criou dificuldade para a defesa gremista com e sem a bola.

Quem decepcionou: Ruan

Zagueiro do Grêmio errou dois lances chave na partida. No primeiro gol, perdeu disputa e na tentativa de compensar a jogada, desviou a bola. Na origem do segundo gol, o camisa 44 tentou dar chapéu em Cléber no meio-campo.

Ceará compete mesmo com reservas

Guto Ferreira mudou completamente o time, por conta da sequência Sul-Americana e clássico pela Copa do Brasil, mas não fez feio. Atento a linha alta do Grêmio, o Ceará explorou a bola longa e velocidade para competir bem. O ataque explorou a defesa adversária mais exposta e conseguiu não só marcar duas vezes. Ainda teve outras chances, sempre em cima da movimentação que gerou desencaixe.

A pressão do Grêmio, no início da etapa final, tirou o Ceará da zona de conforto. O time da casa demorou para voltar à partida depois do intervalo. Ainda assim, teve outra grande oportunidade para marcar e parou (de novo) em Brenno. No fim do duelo, a parte física passou a influenciar na atuação alvinegra.

Grêmio começa sem criatividade e reage

O Grêmio começou o jogo com uma escalação mais atenta à marcação, mas na prática não conseguiu ser defensivo. Ao longo da etapa inicial, a formação tentou improvisar para ser mais criativa e deixou a equipe exposta. Ao final do primeiro tempo, Brenno acumulou duas grandes defesas que evitaram desvantagem ainda maior. No ataque, a individualidade de Léo Chu foi pouca para alimentar o setor. Tanto que o gol nasceu em jogada de Vanderson.

No intervalo, foram feitas três trocas e o Grêmio iniciou a etapa final com alta rotação. Em três minutos, pressionou o Ceará e criou até empatar na jogada de Léo Chu e Ricardinho. Só que ao longo do segundo tempo o ritmo caiu. Mais equilibrado

FICHA TÉCNICA
CEARÁ 3 X 2 GRÊMIO

Data e hora: 30/05/2021 (domingo), às 16h (horário de Brasília)
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Árbitro: Sávio Pereira Sampaio
Auxiliares: Daniel Henrique Andrade e José Reinaldo Jr
VAR: Rodrigo Dalonso Ferreira
Cartões amarelos: Messias, Charles (CEA); Thiago Santos, Geromel, Jhonata Robert (GRE)
Gols: Cléber, aos 35 minutos do primeiro tempo (CEA); Ricky, aos 41 minutos do primeiro tempo (CEA); Vanderson, aos 49 minutos do primeiro tempo (GRE); Ricardinho, aos três minutos do segundo tempo (GRE); Jorginho, aos 49 minutos do segundo tempo (CEA)

CEARÁ: João Ricardo (Vinicius Machado); Buiu, Messias, Gabriel Lacerda e Kelvyn; Oliveira, Pedro Naressi (João Victor), Jorginho, Rick; Saulo (Yony Gonzalez) e Cléber (Charles)
Técnico: Guto Ferreira

GRÊMIO: Brenno; Vanderson, Geromel, Ruan e Diogo Barbosa (Cortez); Thiago Santos, Lucas Silva (Jean Pyerre) e Matheus Henrique; Léo Pereira (Jhonata Robert) e Léo Chú (Guilherme Azevedo); Ricardinho
Técnico: Evandro Fornari (auxiliar técnico)