Topo

Brasileirão - 2021

Com gol no fim, Athletico vence o América-MG na estreia do Brasileirão

Do UOL, em São Paulo

30/05/2021 20h10

Com gol de Carlos Eduardo na reta final da partida, o Athletico estreou no Brasileirão com vitória por 1 a 0 sobre o América-MG, time que voltou à Série A após dois anos na segunda divisão.

Os dois times se enfrentaram na noite de hoje (30) na Arena da Baixada, fizeram um jogo muito centrado no meio campo e de muita eficiência de ambos os goleiros nas poucas oportunidades que surgiram.

O único gol da partida saiu aos 41 minutos, quando Carlos Eduardo soltou um cruzamento que tinha Matheus Babi como alvo, mas que entrou nas redes, para a felicidade do time atleticano. A jogada chegou a ser consultada no VAR, mas sem impedimento marcado.

Ambos agora focarão nos compromissos que terão pela Copa do Brasil no meio de semana. O América, semifinalista na edição passada, enfrentará o Criciúma, enquanto o Athletico irá a Santa Catarina para enfrentar o Avaí.

Santos: seguro no gol

Principal destaque na Arena da Baixada foi o goleiro Santos, do Athletico. Foram várias as vezes em que o América conseguiu pressionar a defesa do Furacão e viu Santos como o principal obstáculo para converter as chances em gol.

Zé Ricardo: quase expulso

Pouco participativo no meio campo do América, Zé Ricardo contou com a ajuda do VAR para não ir para o vestiário mais cedo. Ele chegou a receber cartão vermelho por uma falta no centro de campo, mas o árbitro voltou atrás após analisar o lance.

Primeiro tempo equilibrado

Muito jogado no meio do campo, a primeira etapa na Arena da Baixada ficou marcada pelo equilíbrio. Até os 30 minutos, o Athletico pareceu ter um domínio do jogo e até criou a melhor jogada do primeiro tempo, com Renato Kayser chutando no travessão.

Nos últimos 15 minutos, o América conseguiu crescer. O time mineiro chegou a ir para o intervalo com vantagem na quantidade de finalizações, foram oito contra duas do Athletico. Porém apenas uma realmente deu trabalho para Santos: aos 41, quando Felipe Azevedo pegou de primeira e obrigou o goleiro atleticano a fazer grande defesa.

Jogo definido no fim

Nem as trocas feitas pelos técnicos de Athletico e América conseguiram tirar o zero do placar na etapa complementar. Os times voltaram do intervalo ainda no mesmo ritmo, com Renato Kayser cabeceando em cima de Matheus Cavichiolli aos 9 minutos e com Felipe Azevedo respondendo, também de cabeça, no minuto seguinte.

O jogo seguiu sem grandes riscos à defesa e chegou a ser interrompido para o árbitro confirmar um possível cartão vermelho em Zé Ricardo no VAR. A história mudou aos 41 minutos, quando Carlos Eduardo, que havia entrado no segundo tempo, mandou uma bola cruzada em direção a Matheus Babi e conseguiu estufar as redes do goleiro Cavichioli.

FICHA TÉCNICA
ATHLETICO 1 X 0 AMÉRICA-MG

Competição: Campeonato Brasileiro (1ª rodada)
Data: 30 de maio de 2021, domingo
Hora: 18h15, de Brasília
Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Árbitro: Jefferson Ferreira de Moraes (GO)
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva e Cristhian Passos Sorence (ambos de GO)
VAR: Elmo Alves Resende Cunha (GO)

Gols: Carlos Eduardo (Athletico) aos 41' do 2ºT
Cartões amarelos: Nikão (Athletico); Anderson Jesus e Zé Ricardo (América-MG)

Athletico: Santos, Khellven (Marcinho), Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner; Christian (Léo Cittadini), Richard e Jadson (Carlos Eduardo); Nikão, Vitinho (David Terans) e Renato Kayzer (Matheus Babi). Técnico: António Oliveira

América-MG: Matheus Cavichioli; Diego Ferreira, Eduardo Bauermann, Anderson e Marlon (Alan Ruschel); Zé Ricardo, Juninho e Felipe Azevedo (Ramon); Bruno Nazário (Geovane), Alê e Rodolfo (Ademir). Técnico: Lisca