Topo

Fluminense

Mais respeitado, Flu inicia Brasileirão com objetivos maiores após bom 2020

Fred é o grande nome do Fluminense que estreia contra o São Paulo no Brasileirão - Juan Mabromata-Pool/Getty Images
Fred é o grande nome do Fluminense que estreia contra o São Paulo no Brasileirão Imagem: Juan Mabromata-Pool/Getty Images

Caio Blois

Do UOL, no Rio de Janeiro

29/05/2021 04h00

Quando subir ao gramado do Morumbi neste sábado (29), às 21h, para enfrentar o São Paulo, o Fluminense estará em uma situação melhor do que nos últimos anos. Após um bom 2020, com campanha sólida na parte de cima da tabela e classificação para a Libertadores, o Tricolor inicia o Brasileirão mais respeitado em cenário nacional, cotado para ao menos repetir o que fez na temporada passada.

Antes da boa participação no último ano, marcado pela pandemia de coronavírus, o Tricolor não sabia o que era terminar na primeira página da competição desde 2014. Foram cinco campeonatos amargando campanhas ruins e brigas contra o rebaixamento. Em nenhum desses anos o Flu iniciou sua caminhada como a de agora, considerado um time que pode brigar pelo G4.

Se mesmo em 2020 dividiu opiniões no início, o Tricolor não dá nem pinta de que possa passar aperto no Campeonato Brasileiro. Agora, é bom que se diga que o adversário da noite, o São Paulo, chega credenciado pelo título do Paulistão e também promete ser rival por vaga direta na Libertadores. O time do técnico argentino Hernán Crespo é a sensação de 2021 até aqui, e enfrenta um Flu, cuja consistência, para muitos, ainda é considerado uma surpresa.

Reforçado e classificado em primeiro lugar de seu grupo às oitavas de final da Libertadores, o time comandado por Roger Machado ganhou opções para variar os titulares, já que alguns de seus destaques estão em fim de carreira.

Após encerrar sua maratona de decisões nas últimas semanas, conciliando Libertadores e o Campeonato Carioca, o Fluminense terá bastante tempo até o próximo compromisso pela competição continental, e não deve poupar jogadores na estreia. A escalação deve ser a mesma que bateu o River Plate no Monumental de Núñez, na grande exibição do Tricolor em 2021.

Retrospecto em estreias

Nos pontos corridos, o Flu tem um bom retrospecto em estreias. Desde 2003, o Tricolor acumula nove vitórias, três empates e seis derrotas, um aproveitamento de 55,5% dos pontos.

O problema é que a equipe não vence o primeiro jogo do Brasileirão desde 2017, quando bateu o Santos no Maracanã. E fora de casa, a última vitória foi em 2016, sobre o América-MG, no Independência, com gol de Fred, que deve estar em campo no Morumbi.

FICHA TÉCNICA

CAMPEONATO BRASILEIRO 2021

SÃO PAULO x FLUMINENSE

Local: Morumbi, São Paulo (SP)
Data e horário: 29 de maio de 2021, às 21h
Árbitro: Rodolpho Toski Marques (PR)
Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR) e Lucas Canetto Bellote (SP)
VAR: Adriano Milczvski (PR)
Onde acompanhar: SporTV, Premiere e tempo real do Placar UOL.

SÃO PAULO: Tiago Volpi; Bruno Alves, Miranda e Léo; Igor Vinícius, Luan, Liziero, Gabriel Sara e Reinaldo; Luciano e Pablo. Técnico: Hernán Crespo.

FLUMINENSE: Marcos Felipe; Samuel Xavier, Nino, Luccas Claro e Egídio; Martinelli, Yago Felipe e Nene; Caio Paulista, Fred e Gabriel Teixeira. Técnico: Roger Machado.

Fluminense