Topo

Brasileirão - 2021

Com gol no fim, Cuiabá empata com o Juventude em sua estreia na Série A

Do UOL, em São Paulo

29/05/2021 20h56

Em sua primeira partida na Série A do Brasileirão, o Cuiabá empatou por 2 a 2 com o Juventude na partida que abriu a edição 2021 do campeonato. A equipe do Centro-Oeste abriu o marcador no primeiro tempo com Jonathan Cafu, mas depois sofreu a virada com Wescley e Matheus Peixoto. Aos 42 da etapa complementar, o time comandado por Alberto Valentim alcançou o empate com Elton.

Além de não perder em seu histórico primeiro jogo no Brasileirão, o Cuiabá mantém a invencibilidade na temporada 2021. O time ganhou o Campeonato Mato-Grossense de forma invicta e soma 12 vitórias em 18 jogos.

Já eliminados na Copa do Brasil, ambos os times voltarão a jogar somente no próximo fim de semana. O Juventude receberá o Athletico-PR, em Caxias do Sul, e o Cuiabá viajará ao Rio de Janeiro para enfrentar o Fluminense.

Anderson Conceição: 'tava' em todas!

O Cuiabá contou demais com a participação do zagueiro Anderson Conceição. Apesar de atuar na defesa, foram dele algumas das boas chances do time mato-grossense, como numa tentativa de voleio no começo do primeiro tempo e em dois cabeceios que passaram perto do gol de Marcelo Carné.

Pepê: mandou mal!

Emprestado pelo Flamengo ao Cuiabá, Pepê foi o único volante do Cuiabá na noite de hoje. No fim do primeiro tempo, errou o domínio que permitiu a bola sobrar nos pés de Wescley, que empatou o jogo.

Duelo de estreantes

A primeira partida do Brasileirão 2021 foi um encontro entre um time que nunca havia disputado a Série A contra outro que não jogava a primeira divisão há 14 anos.

Tanto Cuiabá quanto Juventude subiram da Série B em 2020, portanto, já se conheciam. O resultado disso foi um jogo bem equilibrado, sem medo do adversário.

Com um lado direito mais frágil, o estreante Cuiabá acabou sofrendo a virada em dois contra-ataques, mas não sem dar trabalho à defesa alviverde, principalmente com Anderson Conceição e Jonathan Cafu, autor do primeiro gol do time na elite do Brasileirão.

Primeiro gol!

O primeiro tempo começou morno e com poucas grandes chances para ambos os lados. Isso mudou a partir dos 28 minutos, quando o Cuiabá fez o seu primeiro gol da sua história na Série A e também o primeiro desta edição do Brasileirão.

Após tabelar com Clayson, Jonathan Cafu partiu para cima da marcação de Michel Macedo, fez o corte e bateu com força. A bola ainda desviou, deixando Marcelo Carné sem condições para defender.

Virada nos contra-ataques

Aos 42, Wescley conseguiu puxar o contra-ataque, invertendo para o lado esquerdo para Alysson, que devolveu na entrada da área no cruzamento. Pepê, volante do Cuiabá, chegou a tentar um domínio, mas acabou deixando a bola fácil para o próprio Wescley empatar o jogo.

O Juventude continuou investindo nos contragolpes pelo lado direito. Aos 45, Capixaba cruzou para a área e Matheus Peixoto, se antecipando a marcação, finalizou com força para virar o jogo para os gaúchos.

Primeiro VAR do Brasileirão 2021

Aos 20 da segunda etapa, Elton sofreu um choque com Vitor Mendes após tentativa de cabeceio e os jogadores do Cuiabá cobraram pênalti. O árbitro alagoano Denis da Silva Ribeiro Serafim não marcou nada, mas, ainda assim, foi ao vídeo para confirmar o lance. Após dois minutos de paralisação, Denis manteve a decisão do campo e mandou o jogo seguir.

Empate no fim!

Após um segundo tempo em que mal apresentou perigo à defesa do Juventude, o Cuiabá conseguiu surpreender já aos 42 minutos com Elton fazendo o gol de empate. Guilherme Pato, que entrou na etapa complementar, fez um cruzamento sob medida para o centroavante do Cuiabá marcar o segundo gol do time no Brasileirão.

FICHA TÉCNICA:

CUIABÁ 2 x 2 JUVENTUDE
Competição: Campeonato Brasileiro (1ª rodada)
Data: 29 de maio de 2021, sábado
Hora: 19h, de Brasília
Local: Arena Cuiabá, em Cuiabá (MT)
Árbitro: Denis da Silva Ribeiro Serafim (AL)
Assistentes: Esdras Mariano de Lima Albuquerque e Brigida Cirilo Ferreira (ambos de AL)
VAR: José Cláudio Rocha Filho (SP)
Gols: Jonathan Cafu (28' do 1ºT) para o Cuiabá; Wescley (42' do 1ºT) e Matheus Peixoto (45' do 1ºT) para o Juventude; Elton (42' do 2ºT) para o Cuiabá.
Cartões amarelos: Alyson e Guilherme Castilho (Juventude)

CUIABÁ: Walter; Lucas Ramon (João Lucas), Marllon, Anderson Conceição e Uendel; Pepê, Rafael Gava (Guilherme Pato) e Camilo; Jonathan Cafu (Felipe Marques), Elton e Clayson (Rafael Elias). Técnico: Alberto Valentim

JUVENTUDE: Marcelo Carné; Michel (Paulo Henrique), Vitor Mendes, Rafael Forster e Alyson (Eltinho); João Paulo, Guilherme Castilho e Wescley; Capixaba (Elton), Matheus Peixoto (Fernando Pacheco) e Chico (Marcos Vinicios). Técnico: Eduardo Barros (auxiliar do time, o treinador Marquinhos Santos testou positivo para o Covid-19).