Topo

Emerson projeta sucessão na lateral da seleção e sonha conhecer Dani Alves

Lateral-direito Emerson foi convocado por Tite após corte de Daniel Alves - Lucas Figueiredo/CBF
Lateral-direito Emerson foi convocado por Tite após corte de Daniel Alves Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Eder Traskini

Do UOL, em Santos (SP)

28/05/2021 15h38

O lateral-direito Emerson, do Bétis (ESP), falou em tom crítico sobre supostas afirmações de que a seleção brasileira não tem ninguém para o setor além de Daniel Alves, do São Paulo. Para o jogador que tem o camisa 10 do Tricolor paulista como inspiração, o Brasil já tem sua linha sucessória na posição.

Convocado por Tite justamente para a vaga de Daniel Alves, cortado por lesão, Emerson falou sobre sua admiração por Dani Alves e afirmou que vê atletas jovens com potencial de chegar e ocupar a lateral direita da seleção brasileira.

"Daniel Alves eu deixo muito claro sempre que falo sobre a importância dele pra mim. Tenho um carinho especial, acompanho ele desde que me conheço por gente. É uma inspiração pra mim e espero um dia conhecê-lo pessoalmente dentro da seleção ou fora, como amigos. Com certeza posso aprender muito com ele e se deus quiser jogar ao lado dele", disse em entrevista coletiva na Granja Comary, e completou:

"Sempre se fala que a seleção não tem lateral depois do Dani, mas tem o Danilo que está aqui presente. As pessoas falam por escutar, não por conhecimento. Vou falar de mim: venho fazendo duas temporadas no Bétis e consegui me destacar em uma liga que não conhecia muito. As pessoas falam isso, que no Brasil não tem lateral, só tem o Daniel Alves e depois dele não tem, mas tem, sim, jogadores mais jovens que estão vindo e podem estar dentro da seleção brasileira."

Destaque no Bétis, Emerson voltou a chamar atenção do Barcelona (ESP), que quer seu retorno para a temporada 2021/22. O lateral-direito não escondeu a felicidade com a notícia e, questionado se já era possível afirmar que ele era jogador do time catalão, confirmou.

"Dá pra afirmar, tenho contrato com o Barcelona e quero cumprir. E o Barcelona já demonstrou interesse de ficar comigo na próxima temporada. Fico feliz por ter esse reconhecimento tão grande. A partir de 1º de julho meu contrato como Bétis termina e eu tenho mais três anos de contrato com o Barcelona. Eu fico muito feliz com isso, é um clube que tenho sonho de jogar desde que comecei a jogar futebol e ter esse reconhecimento é uma coisa fundamental para carreira, todo jogador quer ter um contrato e jogar no Barcelona. Vou seguir fazendo meu trabalho na seleção para poder me firmar no Barcelona", afirmou.

Revelado pela Ponte Preta, Emerson passou pelo Atlético-MG antes de ser vendido ao Barcelona. Ele estava na lista da seleção olímpica de André Jardine, mas foi chamado por Tite após Daniel Alves precisar ser cortado. Segundo Emerson, o período com Jardine foi importante taticamente.

"Trabalhei com Jardine por dentro, trabalhei mais avançado também, me vejo preparado para todas as funções. Esse fato de jogar recuado ou mais à frente, venho desenvolvendo lá atrás com Jardine na sub-23. Sou um jogador que tenho características para jogar mais por dentro ou na lateral mesmo ou mais avançado. Comecei a desenvolver isso com o Jardine, para mim vem ajudando muito até mesmo no Bétis. Fico feliz quando as pessoas conseguem ver essa versatilidade minha", frisou.

O Brasil enfrenta o Equador pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo na próxima sexta-feira (4), às 21h30, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre. Na terça-feira seguinte (8), a seleção viaja para o confronto com o Paraguai, também às 21h30, no estádio Defensores del Chaco, em Assunção (PAR).