Topo

Flamengo: duelo com Vélez vale a liderança e também busca de estabilidade

Técnico Rogério Ceni conversa com jogadores do Flamengo durante treinamento - Alexandre Vidal / Flamengo
Técnico Rogério Ceni conversa com jogadores do Flamengo durante treinamento Imagem: Alexandre Vidal / Flamengo

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

27/05/2021 04h00

O Flamengo encara o Vélez Sarsfield-ARG, hoje (27), no Maracanã, pela última rodada da fase de grupos da Libertadores. A classificação antecipada às oitavas de final, porém, não tira o peso do duelo. A equipe rubro-negra entra em campo com o intuito de garantir a primeira colocação do Grupo G e, além disso, um bom resultado servirá para, às vésperas da estreia no Brasileirão, consolidar força após a conquista do Carioca.

Com 11 pontos, o time do técnico Rogério Ceni está à frente justamente dos argentinos e precisa apenas de um empate para assegurar a ponta da tabela, o que, teoricamente, se torna interessante para o restante da caminhada na competição — os times que ficam na primeira colocação enfrentam os times que terminaram na segunda.

Porém, mais do que essa briga direta, o bom resultado pode ter uma importância ainda maior como um recado de estabilidade. Na Libertadores, o Flamengo, após um bom começo, vem de empates com La Calera, do Chile, e LDU, do Equador, equipes consideradas mais frágeis dentre os adversários desta fase. Nos dois jogos, o time da Gávea apontou falhas e gerou algumas dúvidas quanto ao atual desempenho.

Rogério Ceni é jogado para o alto pelos jogadores do Flamengo após o título carioca - Alexandre Vidal / Flamengo - Alexandre Vidal / Flamengo
Rogério Ceni é jogado para o alto pelos jogadores do Flamengo após o título carioca
Imagem: Alexandre Vidal / Flamengo

Neste cenário, a soma dos três pontos logo mais serve também para consolidação após a "protocolar" conquista do Estadual e chegar ainda mais encaixado para a estreia no Campeonato Brasileiro, que será contra o Palmeiras, equipe que, nos últimos anos, se tornou o maior rival do Flamengo em termos nacionais.

Há ainda o "fator Rogério Ceni". O técnico, apesar dos títulos do Brasileiro, Supercopa do Brasil e Carioca, é alvo de críticas e incertezas por parte dos rubro-negros.

"Estar aqui é sinônimo de jogar para vencer sempre. A pressão existe, mas entendo completamente. Quero que tenham a certeza que, como profissional, sou um cara muito dedicado naquilo que faço. Eu jamais deixaria de fazer o melhor pelo Flamengo. Hoje fico feliz por mais um título conquistado", disse, após a final do Carioca, no último sábado.

Rodrigo Caio completa 100 jogos

O duelo contra o Vélez Sarsfield será especial para o zagueiro Rodrigo Caio. Ao pisar no gramado do Maracanã, o camisa 3 completará 100 jogos pelo Rubro-Negro. Cria da base do São Paulo, o jogador chegou no início de 2019 e garante se sentir "em casa" no clube da Gávea.

Zagueiro Rodrigo Caio durante treino do Flamengo no Ninho do Urubu - Alexandre Vidal/Flamengo - Alexandre Vidal/Flamengo
Imagem: Alexandre Vidal/Flamengo

"Eu me sinto muito feliz e honrado por representar esse clube gigantesco e ainda mais por poder atingir a marca de 100 jogos com o manto. Desde o meu primeiro dia aqui, me senti em casa e sempre senti uma energia surreal, que, como já falei em outras oportunidades, me fez ter certeza de que escreveria uma linda história no clube. E não foi diferente. Nesse período, foram muitas conquistas e momentos maravilhosos, que vivi de forma intensa e sempre com o desejo de conquistar mais e mais", disse.

Rodrigo Caio, inclusive, busca engrenar na atual temporada após se recuperar de um problema muscular. Até aqui foram apenas cinco partidas disputadas e 375 minutos em campo. O jogador é apontado como peça essencial para o setor defensivo do Fla, que vem se mostrando um ponto fraco atualmente e tem dado dor de cabeça a Rogério Ceni.

Diego Alves relacionado

O goleiro Diego Alves voltou a estar relacionado após se recuperar de uma fibrose na coxa direita. A última partida do camisa 1 foi contra a LDU, no Equador, no início do mês. De lá para cá, o jovem Gabriel Batista assumiu a vaga sob as traves.

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO X VÉLEZ SARSFIELD

Competição: Copa Libertadores
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Dia: 27 de maio de 2021, quinta-feira
Horário: 21h (de Brasília)
Árbitro: Leodan Gonzalez (URU)
Assistentes: Richard Trinidad (URU) e Andres Nievas (URU)

Flamengo: Diego Alves (Gabriel Batista), Isla, Bruno Viana (Gustavo Henrique), Rodrigo Caio e Filipe Luis; Diego, Gerson, Arrascaeta e Everton Ribeiro; Vitinho (Pedro) e Gabigol. Técnico: Rogério Ceni

Vélez Sarsfield: Hoyos, Guidara (De La Fuente), Gianette, Abram e Ortega; S. Cáseres, Mancuello e Bouzat; Almada, Janson e C. Tarragona. Técnico: Mauricio Pellegrino