Topo

Liga Europa - 2020/2021

Villarreal vence United nos pênaltis por 11 a 10 e é campeão da Liga Europa

Do UOL, em São Paulo

26/05/2021 18h56

Demorou, mas o momento chegou: o Villarreal é campeão da Liga Europa. Após empate por 1 a 1 no tempo normal e prorrogação, o time espanhol venceu o Manchester United nos pênaltis (11 a 10) e ficou com o título continental pela primeira vez em seus 98 anos de história.

A partida em Gdansk, na Polônia, foi marcada por bastante equilíbrio. O Villarreal saiu na frente com Gerard Moreno antes do intervalo, mas Cavani empatou para o United no segundo tempo. Nas penalidades, brilhou a estrela de Rulli para garantir a vitória após incríveis 22 cobranças. Ele pegou pênalti do goleiro De Gea — o único erro na acirrada disputa.

Você pode assistir a toda a programação do Canal UOL aqui.

Foi a primeira conquista relevante da história do Villarreal. Até hoje, o clube só havia conquistado duas vezes a Copa Intertoto (2003 e 2004), além de uma vez o título da terceira divisão espanhola (1970).

O United, por sua vez, chega à quarta temporada seguida sem nenhum título.

O jogo

A partida começou com propostas bem definidas dos dois lados: pressão do United e postura defensiva para o Villarreal. O time espanhol se propôs a conter o ímpeto ofensivo dos ingleses e foi feliz na estratégia durante o primeiro tempo. Mais do que isso. O Submarino Amarelo conseguiu levar a vantagem de 1 a 0 para o intervalo.

O gol do Villarreal saiu aos 29 minutos. Foyth cobrou falta para dentro da área e Gerard Moreno antecipou a marcação para abrir o placar. E não foi um gol qualquer. Isso porque o camisa 7 igualou o italiano Giuseppe Rossi como maior artilheiro da história do time espanhol — 82 gols.

Mas engana-se quem pensa a desvantagem abalou o Manchester United. Pelo contrário. O time inglês voltou melhor para o segundo tempo e não tardou a conseguir o empate. Aos nove minutos, Cavani aproveitou desvio após chute de Rashford e apareceu livre para mandar para a rede.

Parecia questão de tempo até a virada do United. Mas, apesar da pressão do time inglês, o segundo gol não veio no tempo regulamentar. A melhor chance veio novamente com Cavani, que aproveitou finalização esquisita de Luke Shaw e desviou de cabeça para a meta. No meio do caminho, a zaga cortou. Com a igualdade, a disputa foi para a prorrogação.

O tempo extra não mudou o empate do placar. O momento de maior tensão foi quando o VAR interrompeu o jogo, perto apito final, para checar um possível pênalti contra o United após a bola bater na mão do brasileiro Fred dentro da área. Na interpretação do árbitro de vídeo, o lance foi normal.

Nos pênaltis, a disputa parecia sem fim. Isso porque foram 21 cobranças convertidas em sequência até que De Gea — o único jogador do Manchester United que ainda não tinha cobrado — parou nas mãos de Rulli.