Topo

São Paulo

Crespo dá chances e permite que 'renegados' reajam pelo São Paulo

Shaylon, meia do São Paulo, em ação na partida contra o Sporting Cristal-PER - VAN CAMPOS/O FOTOGRÁFICO/ESTADÃO CONTEÚDO
Shaylon, meia do São Paulo, em ação na partida contra o Sporting Cristal-PER Imagem: VAN CAMPOS/O FOTOGRÁFICO/ESTADÃO CONTEÚDO

Thiago Fernandes

Do UOL, em São Paulo

26/05/2021 04h00

Hernán Crespo aproveitou a partida da última rodada do Grupo E da Copa Libertadores para testar jogadores que não vinham atuando com frequência no elenco do São Paulo. O ídolo Hernanes foi titular pela primeira vez sob o comando do técnico argentino, na vitória por 3 a 0 sobre o Sporting Cristal (PER), na noite de ontem (25), no Morumbi. Também foram para campo Shaylon, que vem ganhando mais espaço nas últimas semanas, acompanhado por Paulinho Boia, Bruno Rodrigues e até mesmo Everton Felipe, de volta ao clube.

O quinteto, que soma poucos minutos em campo nestes primeiros meses da temporada, deve ter mais oportunidades, de acordo com o treinador: "Sim, terão mais chances, por que não? Como todos, devem merecer trabalhando durante os treinos, como todos fizeram até hoje. Eu acredito que temos muitos recursos para aproveitar, e tivemos um jogo que permitiu ver tantos jogadores".

A escalação desses jogadores vai depender de como o técnico argentino e a diretoria pretendem administrar o calendário dos próximos meses. Com o início do Brasileirão no próximo final de semana e chegada aos mata-matas da Copa Libertadores e da Copa do Brasil, não é que o Tricolor vá ter muitos jogos de pouca pressão ou menor relevância.

"Falar de laboratório, não gosto da palavra. Parece experimento e não tem nada disso. Cada atleta deve merecer jogar, cada atleta deve aproveitar cada minuto que for jogar", disse Crespo.

A ideia, de todo modo, é que o elenco seja bastante rodado. Será a forma de atenuar o desgaste de uma temporada ainda afetada pela pandemia do novo coronavírus, com menor período de descanso entre um jogo e outro.

Confira, abaixo, a situação de cada um dos atletas que começam a ter mais oportunidades com Crespo:

Everton Felipe

Everton Felipe, 23, é quem menos jogou no grupo. O atleta esteve em campo por 13 minutos, todos ontem, e ainda não conseguiu render o que se espera, desde que foi contratado em 2018. Desde então, já foi cedido a Athletico-PR, Cruzeiro e Atlético-GO, do qual retornou em fevereiro. Ele tem vínculo até o fim de 2022 e seria novamente emprestado, mas não encontrou interessados.

Paulinho Boia

Presente em 31 minutos na temporada, Paulinho Boia também estava fora dos planos do São Paulo. O jogador seria emprestado ao Vasco para compensar a chegada de Martín Benítez, mas pediu para não se transferir para São Januário e permaneceu no Morumbi. Ele tem contrato até 31 de dezembro de 2022.

Bruno Rodrigues

Contratado antes da chegada de Hernán Crespo ao São Paulo, o ponta ainda não rendeu no Morumbi. Ele foi utilizado em 78 minutos, mas não consegue ter uma sequência. O atacante, inclusive, foi cortado por opção técnica da lista de inscritos do Paulistão durante a fase de mata-mata. O jogador de 24 anos pertence ao Tombense-MG está no clube por empréstimo até o fim deste ano.

Hernanes

Ídolo do São Paulo, Hernanes chegou a ser o segundo jogador com menos minutos pelo clube, à frente somente de Vitinho. Titular pela primeira vez na noite de ontem, se responsabilizou pela assistência para o gol de Bruno Alves. O veterano de 35 anos soma 129 minutos e tem vínculo até o fim de 2021 no Morumbi.

Shaylon

Shaylon também voltou de empréstimo do Goiás no início da temporada. Ele foi avaliado pela comissão técnica de Hernán Crespo durante as atividades e passou a receber chances na equipe. O atleta de 24 anos foi titular na noite de ontem e esteve em campo por 153 minutos durante a atual temporada. O atleta deve ter mais oportunidades no decorrer de 2021.

São Paulo