Topo

Ceni elogia habilidade de Ederson com os pés: 'O goleiro mais completo'

Ederson durante a partida entre Manchester City e Fulham - DAVID KLEIN/REUTERS
Ederson durante a partida entre Manchester City e Fulham Imagem: DAVID KLEIN/REUTERS

Do UOL, em São Paulo

26/05/2021 23h09

O goleiro Ederson, do Manchester City, é o mais completo do mundo no jogo com os pés. Pelo menos é essa a opinião de Rogério Ceni, ex-goleiro que marcou 131 gols na carreira pelo São Paulo.

Em declaração publicada pelo jornal inglês Daily Mail, o atual técnico do Flamengo exaltou a habilidade de Ederson.

Você pode assistir a toda a programação do Canal UOL aqui

"Quando o assunto é passe, Ederson é o goleiro mais completo dos brasileiros, senão do mundo. Passe curto, passe longo, você escolhe. O City, claro, tem Kevin De Bruyne e meio-campistas que ajudam na fluência do jogo, abrindo espaços, mas o início de muitas jogadas é construído por Ederson. Ele é fundamental no esquema do City, e tem um treinador [Pep Guardiola] que o motiva, fazendo-o participar do jogo em passes longos e curtos", analisou Ceni.

"O passe curto é fundamental e a grama é boa, o que facilita olhar para o jogo, de cabeça erguida, não para a bola. E o Ederson tem a virtude do passe longo porque é muito forte. Quando os oponentes se movem para criar uma linha de impedimento, ele pode chutá-la 15 metros para trás e criar um contra-ataque", acrescentou.

Aos 27 anos, Ederson é um dos principais goleiros do mundo na atualidade. Ele está no City desde 2017, após passagem pelo futebol português.

No início da carreira em Portugal, inclusive, Ederson se inspirava justamente em Rogério Ceni. O preparador de goleiros do Benfica afirmou que o atual arqueiro do City queria ser como o ídolo são-paulino em sua passagem pelo time de Lisboa.

Atualmente, Ederson está com a seleção brasileira para a disputa dos próximos compromissos das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022.