Topo

Fluminense

Flu faz 'jogo do ano' contra River Plate por classificação na Libertadores

Fred comanda o Fluminense em "jogo da vida" contra o River Plate pela Libertadores - Lucas Mercon/Fluminense
Fred comanda o Fluminense em "jogo da vida" contra o River Plate pela Libertadores Imagem: Lucas Mercon/Fluminense

Caio Blois

Do UOL, no Rio de Janeiro

25/05/2021 04h00

Para além dos clichês que dominam o futebol, o Fluminense tem 90 minutos para decidir sua temporada nesta terça (25). O Tricolor enfrenta o River Plate, às 19h15, no Monumental de Núñez, em Buenos Aires, na Argentina, no verdadeiro jogo do ano. Para chegar às oitavas de final da Libertadores sem depender de outros resultados, precisa vencer.

Um empate faz o time de Roger Machado depender que o Junior-COL não vença o já eliminado Independiente Santa Fe-COL ou não supere o Flu nos gols marcados. Em caso de derrota ou empate do time de Barranquilla, o Tricolor estará classificado mesmo se também perder seu confronto. Se não pontuar no Monumental, o clube das Laranjeiras pode acabar a noite na Copa Sul-Americana.

O Fluminense teve a faca e o queijo na mão para garantir classificação antecipada às oitavas de final da Libertadores, mas desperdiçou a chance. Agora, chega em baixa para enfrentar um rival que renasceu após um surto de coronavírus dizimar dois terços do elenco disponível para a competição continental. Com o meia Enzo Pérez lesionado e improvisado no gol, o time argentino bateu o Santa Fe e assumiu a liderança do grupo D com a vantagem de decidir seu futuro em casa.

As duas derrotas seguidas do Tricolor —para o Junior de Barranquilla e para o Flamengo na final do Carioca—, que quebraram sequência invicta de 12 jogos, farão o técnico Roger Machado mexer no time. Mesmo com a possibilidade de quatro novidades entre os titulares, os torcedores, hoje restritos às redes sociais por conta da pandemia, pressionam por mais modificações.

As críticas à queda de rendimento da equipe, que cede muitos espaços e mal controla a posse de bola, fazem coro a pedidos por mais marcação no meio-campo.

"A partir de agora é buscar alternativas para que retomemos esse equilíbrio, para que voltemos aos trilhos. Vamos avaliar. Ver o que podemos acertar, ajustar, e seguir para terça-feira forte para a Libertadores", declarou Roger, em coletiva após o vice no Carioca.

A equipe ainda não está definida, mas terá Caio Paulista e Gabriel Teixeira nas pontas. Nas laterais, Calegari e Danilo Barcelos tendem a dar vaga aos mais experientes Samuel Xavier e Egídio. Ainda há a possibilidade da entrada do volante Wellington, mudança defendida pelos tricolores.

No River, passada a tempestade de notícias ruins, a bonança está perto de chegar. O gigante argentino deve ter a volta de 13 dos 20 infectados, e não precisará improvisar um jogador de linha no gol. Heroi contra o Santa Fe, Enzo Pérez, ainda lesionado, dificilmente será opção. Sete desfalques estão confirmados, mas a conta pode aumentar com o resultado dos testes de covid-19 antes do jogo.

FICHA TÉCNICA

COPA LIBERTADORES DA AMÉRICA 2021

RIVER PLATE x FLUMINENSE

Data: 25/05/2021, terça-feira
Horário: às 19h15 (de Brasília)
Local: Monumental de Nuñez, Buenos Aires (ARG)
Árbitro: Esteban Ostojich (URU)
Auxiliares: Nicolas Taran (URU) e Martin Soppi (URU)
Onde assistir: Fox Sports, Facebook Watch e tempo real do Placar UOL

River Plate: Armani; Lecanda (Rojas), Maidana, Martinez, Casco; Palavecino, Zuculini (Peña), De La Cruz e Alvarez; Suarez e Borré. Técnico: Marcelo Gallardo.

Fluminense: Marcos Felipe; Samuel Xavier, Nino, Luccas Claro e Egídio (Danilo Barcelos); Martinelli, Yago e Nenê; Caio Paulista, Gabriel Teixeira (Wellington) e Fred. Técnico: Roger Machado.

Fluminense