Topo

Grêmio ganha novos titulares em tetra do Gaúcho e vê início de outro ciclo

Elenco gremista celebra com a taça o título do Campeonato Gaúcho 2021 - Pedro H. Tesch/Pedro H. Tesch/AGIF
Elenco gremista celebra com a taça o título do Campeonato Gaúcho 2021 Imagem: Pedro H. Tesch/Pedro H. Tesch/AGIF

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

24/05/2021 04h00

O quarto título gaúcho seguido, que mantém a hegemonia estadual, tem também um quê de nova página no Grêmio. A conquista diante do Internacional dá fôlego para Tiago Nunes, sucessor de Renato Portaluppi, mas também deixa como herança novos titulares no time. Nos corredores da Arena do Grêmio, em meio às comemorações, o tom foi de 'novo ciclo'.

A escalação do Grêmio ainda deve mudar ao longo da temporada, indo além da entrada de Douglas Costa. Mas a formação atual já tem alterações em comparação com fevereiro.

O Grêmio tetracampeão gaúcho vai para o restante do ano sem dúvida sobre o goleiro titular. Ao longo do estadual, Brenno se consolidou como dono da posição que antes tinha Vanderlei e Paulo Victor. Não à toa, o jovem renovou contrato e agora gera dor de cabeça por possível convocação para os Jogos Olímpicos de Tóquio, que começam a ser disputados na última semana de julho.

Ainda na defesa, Rafinha alterou o cenário que se desenhava na arrancada da temporada. Contratado ainda na era Renato, o experiente lateral direito desbancou Vanderson e está na equipe considerada ideal. Poderá deixar o time por questões físicas em meio à sequência de jogos, mas é tido como peça-chave na formação por diversos aspectos.

No meio-campo, Thiago Santos dobrou os críticos e se tornou avalista da formação diferente no setor. Também contratado com Renato, o volante aportou mais força e marcação para liberar os meias. A volta no Gre-Nal 432 ajudou o Grêmio a resistir diante da pressão, em determinados momentos, do Inter.

"Este é um momento de transição onde estamos construindo um novo ciclo. Acima de tudo, o Grêmio é vitorioso", disse o presidente Romildo Bolzan Jr. "A gente está começando um novo trabalho, com jogadores jovens e treinador que está com muita disposição. Todo mundo é importante. Estamos formando um novo grupo, um novo ciclo, para continuar com as conquistas", concordou o volante Maicon, um dos líderes do elenco gremista.

Fora das quatro linhas, a conquista significa bastante para Tiago Nunes. O treinador nunca chegou a ser contestado, desde que assumiu o time, mas a aposta interna era em título do Gauchão para evitar turbulência depois de quase cinco anos sob comando de Renato e troca em meio à temporada.

O Grêmio volta a campo na quinta-feira (27), contra La Equidad-COL, pela Copa Sul-Americana, no estádio Bellavista, em Ambato (EQU). No domingo (30), o time estreia no Campeonato Brasileiro diante do Ceará, fora de casa.