Topo

Brasileirão - 2021

OPINIÃO

Colunistas: Campeões SPFC, Galo e Grêmio são maiores ameaças ao Fla no BR?

Jogadores de Flamengo levantam a taça de campeão brasileiro de 2020 - Pedro Martins/UOL
Jogadores de Flamengo levantam a taça de campeão brasileiro de 2020 Imagem: Pedro Martins/UOL

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

24/05/2021 11h50

Resumo da notícia

  • Colunistas dizem se campeões Galo, SP e Grêmio são maiores ameaças ao Fla no BR
  • Renato: "Brasileirão começará com Fla, Palmeiras e Atlético MG no patamar mais alto"
  • Marcel: "Fla, Palmeiras, SPFC e Atlético-MG começam o campeonato como favoritos"
  • Julio: "Grande ameaça é Palmeiras. Vejo SP, Atlético, Grêmio e Inter um degrau abaixo"

O Campeonato Brasileiro de 2021 tem início no próximo fim de semana com o atual campeão, o Flamengo, sendo o principal time a ser batido. Mas quais são os principais candidatos a atrapalhar os planos rubro-negros.

Perguntamos aos colunistas do UOL Esporte se os campeões estaduais São Paulo, Atlético-MG e Grêmio são as maiores ameaças ao Fla. Veja o que eles responderam:

Vejo Flamengo e Palmeiras ainda como as duas maiores potências do país, com São Paulo, Galo e Grêmio embolados atrás. Metade do Brasileiro será afetado por amistosos e Copa América, o que dá uma pitada maior de imprevisibilidade ao campeonato. Teoricamente, quanto melhor o time, mais será prejudicado.
ALICIA KLEIN

Palmeiras continua muito forte e competitivo. Brasileiro será atípico, com 19 rodadas afetadas por convocações. Fica ainda mais imprevisível.
ANDRÉ ROCHA

A maior ameaça ao Flamengo ainda é o Palmeiras. Em seguida, o Atlético-MG, depois o São Paulo e depois o Grêmio.
DANILO LAVIERI

Junto com o Palmeiras, são. Mas ainda vejo o Flamengo um degrau acima de todos.
JUCA KFOURI

A grande ameaça ao Flamengo é o Palmeiras. Vejo São Paulo, Atlético, Grêmio e Inter um degrau abaixo. Podem disputar título? Sim, mas somente se o Flamengo bobear, como fez na temporada passada.
JULIO GOMES

Flamengo, Palmeiras, São Paulo e Atlético-MG começam o campeonato como favoritos. Flamengo mantém melhor elenco, apesar de não ser imbatível como o time de 2019, Palmeiras de Abel Ferreira é competitivo demais apesar de alguns tropeços recentes, Crespo e Cuca acertaram times que já tinham potencial em 2020. Curioso par ver o Grêmio de Tiago Nunes com Douglas Costa, um jogado que se estiver bem fisicamente pode desequilibrar por aqui.
MARCEL RIZZO

Flamengo é o time a ser batido. São Paulo, Palmeiras e Galo o perseguirão. Inter e Grêmio fecham o grupo de Libertadores, sem chance de título.
MENON

Eu tiro o Grêmio dessa briga e acrescento Palmeiras e Internacional. Aliás, Verdão e Fla são os meus favoritos, já que contam com elencos que podem lutar por várias competições ao mesmo tempo.
MILTON NEVES

O Palmeiras luta em igualdade de condições com o Flamengo. Depois, embolados, aparecem São Paulo, Grêmio e Atlético-MG.
PERRONE

Brasileirão 2021 começará com Flamengo, Palmeiras e Atlético-MG no patamar mais alto e o São Paulo bem próximo deles. O Grêmio pode se aproximar se Douglas Costa chegar bem fisicamente, o que no caso dele é sempre uma incógnita. O Internacional também pode se aproximar, à média que seus jogadores entenderem bem o jogo posicional de Ramirez. Mas, na minha opinião, o maior adversário do Flamengo continua a ser o Palmeiras.
RENATO MAURÍCIO PRADO

São Paulo, Atlético-MG e Grêmio estão entre os candidatos ao título brasileiro, mas ainda acho que o Palmeiras (pela força do elenco) está ainda acima deles. O Flamengo, atual bicampeão, segue como grande favorito, mas como o campeonato será realizado em paralelo a outras competições, como Copa América e Eliminatórias, o cenário talvez seja bem diferente.
RODOLFO RODRIGUES

Vejo Palmeiras e São Paulo ainda num patamar acima dos demais para desafiar o Flamengo. Galo e Grêmio cresceram, mas ainda precisam mostrar diante de equipes melhores.
RODRIGO COUTINHO

O Flamengo é o time a ser batido, mas o Estadual não é um parâmetro perfeito quais serão seus adversários. O Palmeiras, apesar da má fase, ainda tem o elenco mais encorpado e continua a ser a maior ameaça: precisa renovar a forma de jogar. O São Paulo se apresenta como um adversário promissor, assim como o Galo se atingir o potencial do seu elenco. Ambos estão na segunda prateleira. O Grêmio ainda é cedo para saber. Aliás, o Brasileiro é cheio de imprevistos e surpresas, ainda mais com os desfalques pela Copa América. Então, uma análise no início tende a cometer muitos erros ao ignorar variáveis que ocorrerão durante o campeonato.
RODRIGO MATTOS