Topo

Gaúcho - 2021

Rafinha e Yuri são expulsos e só saem de campo com seguranças no Gre-Nal

Yuri Alberto e Rafinha, na final do Gaúcho 2021, entre Grêmio e Internacional - Pedro H. Tesch/AGIF
Yuri Alberto e Rafinha, na final do Gaúcho 2021, entre Grêmio e Internacional Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF

Jeremias Wernek e Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

23/05/2021 16h57

O fim do primeiro tempo do clássico Gre-Nal de hoje (23) se aproximava com empate em 0 a 0, mas uma conclusão longe do gol tinha sido feita e um lance tumultuou o ambiente que até então era calmo. Yuri Alberto, do Inter, caiu alegando ter sido atingido por Rafinha, do Grêmio. Ia sair de campo e ouviu o rival falar alguma coisa. Voltou, e a discussão teve início. Os dois jogadores já haviam se estranhado nos primeiros minutos do jogo.

Yuri "peitou" o lateral adversário. Com cabeças encostadas e trocando xingamentos, a dupla iniciava o momento tenso em campo. O árbitro Leandro Vuaden, então, expulsou ambos, e o problema seguiu.

Rainha provocava Yuri, que respondia. Outros jogadores tomaram a frente e um "bolinho" foi formado. O árbitro tratou de separar ambos, e indicava a saída de campo.

O lateral gremista alegava que só iria sair do campo quando o atacante colorado também fosse. Entre gritos, chegou a discutir com o técnico Miguel Ángel Ramírez. Já da porta do corredor que leva aos vestiários da Arena do Grêmio, Rafinha chamava Yuri "para briga".

Seguranças do Grêmio precisaram caminhar com o jogador até mais próximo da porta enquanto outros profissionais mantinham o atacante colorado ainda no gramado. Só depois, quando ambos não fossem se encontrar, é que, escoltados por seguranças, foram encaminhados para os vestiários de suas equipes.

O clima tenso durou aproximadamente seis minutos. Yuri e Rafinha viram de fora o complemento da etapa inicial, cujo gol de Ferreira ampliou a vantagem do Grêmio, que já tinha vencido o jogo de ida.