Topo

Grêmio: Douglas Costa liga para Jean Pyerre e deve usar número 10

Douglas Costa deixou o Bayern de Munique e vai ser emprestado pela Juventus ao Grêmio - Christof Stache/AFP
Douglas Costa deixou o Bayern de Munique e vai ser emprestado pela Juventus ao Grêmio Imagem: Christof Stache/AFP

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

21/05/2021 12h37

Horas depois de Grêmio e Juventus começarem a trocar papéis para conclusão do negócio, Douglas Costa deu mais um passo às vésperas de ser anunciado de volta. O meia-atacante telefonou para Jean Pyerre e conversou sobre o uso do número 10, que atualmente está com o meia. Com isto, a numeração deverá trocar de jogador a partir do anúncio oficial da negociação. A previsão é que o comunicado ocorra até o início da próxima semana.

Douglas Costa voltou a Porto Alegre hoje (21), depois de estadia curta no Rio de Janeiro. O meia-atacante vai realizar exames médicos e gravar o material de anúncio oficial com o Grêmio ao longo do dia. Nas redes sociais, o Bayern de Munique confirmou fim do empréstimo.

Segundo apurou o UOL Esporte, Douglas Costa falou com Jean Pyerre sobre a numeração depois do jogo com o Aragua, na Venezuela, pela Copa Sul-Americana. O meia-atacante estava em Caracas e entrou no segundo tempo da vitória por 6 a 2. O gesto foi ideia do próprio jogador ex-Shakhtar Donetsk e Bayern de Munique. Do outro lado da linha, Jean Pyerre deu aceite imediato e celebrou a chegada do novo colega de elenco.

Revelado pelo Grêmio em 2008, Douglas Costa chegou a projetar durante anos a volta com uso da camisa 7. Mas desde o início da negociação, há cerca de 80 dias, o plano era vestir o número 10. O desejo foi manifestado aos dirigentes gremistas, mas o primeiro ato efetivo para realizar o sonho aconteceu na ligação com Jean Pyerre.

A camisa 10 do Grêmio está com Jean Pyerre desde meados do ano passado, quando a diretoria sugeriu a troca para injetar mais confiança ao meia-atacante, que voltava de lesão e ganhava espaço com Renato Portaluppi. Antes, a numeração esteve com Thiago Neves.

Aos 30 anos, Douglas Costa tem acerto com o Grêmio há dias e aguarda trâmites com a Juventus para ser anunciado. O clube italiano pediu para que o meia-atacante seja primeiro emprestado. O empréstimo será até junho de 2022, quando termina o vínculo na Itália. Depois disso, o jogador deve assinar outro contrato com o time gaúcho até o fim de 2023.

Os dirigentes italianos já entraram com um pedido na Fifa para realizar a transferência. Na quinta, o Grêmio enviou documentos para revisão na Itália.

Grêmio e Douglas Costa agilizam a documentação para inscrição até domingo (23), nos arquivos da CBF. Caso o processo seja finalizado depois disto, o meia-atacante só poderá atuar a partir de agosto — quando reabre a janela de transferências internacionais no Brasil.