Topo

Cruzeiro

Marcelo Moreno "empaca" em missão de retomar artilharia gringa no Cruzeiro

Boliviano não faz gol há dois meses e persegue marca de artilharia gringa do Cruzeiro, que hoje é de Arrascaeta - Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Boliviano não faz gol há dois meses e persegue marca de artilharia gringa do Cruzeiro, que hoje é de Arrascaeta Imagem: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Guilherme Piu

Do UOL, em Belo Horizonte

20/05/2021 04h00

O atacante Marcelo Moreno não vive um bom momento no Cruzeiro e sua condição de reserva na atualidade atrapalha um importante plano pessoal do camisa 9. Segundo jogador estrangeiro com o maior número de gols pela Raposa, o boliviano vê "estacionar" sua missão de retomar o posto de artilheiro gringo do clube.

Com 49 gols, um a menos do que o uruguaio Arrascaeta, que fez 50 em quatro anos na Toca II — entre 2015 e 2018 —, Moreno empacou nessa marca há mais de dois meses. A última vez que balançou as redes foi na quarta rodada do Campeonato Mineiro, na vitória por 1 a 0 sobre o Athletic, no dia 14 de março. Fora do time titular e sem jogar há mais de 60 dias, as chances de o atacante aumentar sua marca e igualar o concorrente, hoje um dos destaques do Flamengo, diminuíram consideravelmente.

Até 2018, era do próprio Marcelo Moreno a marca de artilharia gringa no Cruzeiro. O boliviano tinha 45 tentos anotados na época e, mesmo longe do clube, por mais de três anos ostentou o título de maior goleador estrangeiro cruzeirense. Entretanto, foi superado por Arrascaeta no dia 8 de agosto daquele ano, quando o uruguaio marcou o primeiro gol na vitória celeste por 2 a 0 sobre o Flamengo, no jogo de ida das oitavas de final da Copa Libertadores da América. O camisa 10 chegava ao 46º gol naquela altura de sua passagem pela Toca II.

"Cada vez que a gente faz gol com a camisa do Cruzeiro é uma sensação muito boa. Preciso de mais um gol para ser o maior artilheiro estrangeiro do Cruzeiro. Estou me dedicando bastante, desde o ano passado. Sei que não foi um ano bom. A sensação de voltar, encontrar com as redes, é maravilhosa. Tomara que eu consiga, fazendo gols, ajudar o Cruzeiro", afirmou Marcelo Moreno, logo após marcar de pênalti contra o Athletic.

A sina de Moreno desde seu retorno ao time celeste não tem sido nada fácil. A média de gols do atacante é baixa. Nos últimos dois anos, foram apenas quatro gols com a camisa azul, três em 2020 e apenas um nesta temporada.

Quase um mês e meio distante

Convocado para defender a Bolívia em jogos das Eliminatórias para a Copa de 2022, no Catar, e para disputar a Copa América — na Colômbia e Argentina —, Marcelo Moreno passará de 70 dias sem atuar oficialmente pelo Cruzeiro. A última partida do "Flecheiro" pela Raposa aconteceu em 18 de abril contra o Pouso Alegre, na 10ª rodada do Campeonato Mineiro.

Como a participação da Bolívia na primeira fase da Copa América termina em 27 de junho, o jogador ficará, a partir deste sábado (22), pelo menos 40 dias longe da Toca da Raposa II.

Cruzeiro