Topo

Grêmio: herói em Gre-Nal foi dispensado do SP e esteve no radar do Fla

Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Eder Traskini e Jeremias Wernek

Do UOL, em São Paulo e Porto Alegre

20/05/2021 04h00

Ricardinho, decisivo no Gre-Nal que abriu as finais do Campeonato Gaúcho, quase foi parar no Flamengo. O atacante chegou ao Grêmio na metade do ano passado após ser dispensado pelo São Paulo, que chegou a citar "deficiência técnica" ao comunicar a liberação do jogador. Em Porto Alegre, o jovem tem ganhado espaço em meio aos centroavantes Diego Souza e Diego Churín.

Hoje (20), o Grêmio encara o Aragua, da Venezuela, pela Copa Sul-Americana e Ricardinho será titular. A chance na partida fora de casa vem quatro dias depois do gol diante do Inter.

Ricardinho foi liberado pelo São Paulo no ano passado, sob argumento de que não atendeu às expectativas da avaliação do clube. O Grêmio agiu rapidamente e fechou com o atacante, que havia tido bom desempenho nas temporadas anteriores.

À época, o Flamengo chegou a manifestar interesse no jogador. As conversas não evoluíram devido ao acerto já encaminhado com o Grêmio.

O atacante foi para os holofotes de novo após marcar um gol em cima do Internacional, no domingo. Depois da partida, ele foi flagrado cruzamento gramado de joelhos para cumprir promessa feita ao pai, no leito de morte. Ricardinho perdeu pai e avô, em curto espaço de tempo, em decorrência da covid-19.

No Grêmio, Ricardinho foi bem em partidas do Campeonato Brasileiro sub-20. No início de 2021, ele foi chamado pelo então treinador do time principal, Renato Portaluppi, e ficou no elenco principal. No dia a dia, passou a receber dicas dos concorrentes de função.

"Todo final de treino eu pego umas cinco ou seis bolas e vou treinando cabeceio com Diego Souza e Churín. Eles estão me ajudando muito", disse Ricardinho. "Eles procuram me falar onde eu devo me posicionar dentro da área, como ficar na frente dos zagueiros. O Diego Souza me dá muita dica de como fazer a parede também. Eu sempre escuto e procuro fazer mesmo", completou.

Diego Souza vai assistir de Porto Alegre, ao lado dos demais titulares, o pupilo atuar. Diego Churín ficou fora da viagem por recuperação de lesão muscular.