Topo

Grêmio e Juventus acertam empréstimo de Douglas Costa e trocam minutas

Instagram
Imagem: Instagram

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

20/05/2021 10h52

Grêmio, Juventus e Douglas Costa entraram na reta final da burocracia que antecede o anúncio oficial. Hoje (20), os clubes iniciaram troca de papéis para realização da transferência do meia-atacante. A grande novidade, na comparação com o estágio anterior do negócio, é que ficou definido o modelo da operação. O camisa 11 será emprestado ao clube gaúcho até a metade de 2022, quando se encerra o vínculo na Itália. Depois, ele deve assinar novo compromisso com o Grêmio até o final de 2023.

Aos 30 anos, Douglas Costa está na Europa desde 2010 e tem acerto com o Grêmio para voltar a Porto Alegre. A Juventus deu aceite na semana passada, mas faltavam detalhes.

O negócio ganhou forma, no papel, nas últimas horas. Douglas Costa e Juventus discutiram, nos últimos meses, a forma de saída do jogador. A rescisão chegou a ser considerada, mas no fim o negócio será por empréstimo.

O formato foi definido na quarta-feira (19) e muda pouca coisa para o Grêmio. O clube gaúcho vai pagar menos da metade do salário de Douglas Costa na Europa. O contrato tem valor fixo, luvas e também percentual por produtividade — número de jogos disputados.

A diretoria da Juventus já entrou com pedido na Fifa para obter a chamada "autorização especial", documentação que permite a transferência no sistema on-line fora do período de registros. Com o aval, o clube italiano dará sequência ao trâmite burocrático do negócio.

Grêmio e Juventus já trocam minutas de contrato e assinaturas, para realizar a transferência no sistema da Fifa. Ainda assim, o clube gaúcho não estima data de anúncio oficial de Douglas Costa. A confirmação da contratação pode ser adiada em virtude do Gre-Nal decisivo do Campeonato Gaúcho — o jogo contra o Internacional acontece no domingo (23).