Topo

Ceni volta à rotina de críticas pela torcida do Flamengo após novo empate

Rogério Ceni, técnico do Flamengo, no duelo com a LDU, no Maracanã - Alexandre Vidal / Flamengo
Rogério Ceni, técnico do Flamengo, no duelo com a LDU, no Maracanã Imagem: Alexandre Vidal / Flamengo

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

20/05/2021 04h00

O placar de 2 a 2 com a LDU, do Equador, ontem (19), classificou o Flamengo para as oitavas de final da Libertadores, mas ficou longe de levar calmaria à Gávea. A recente sequência de empates —contando aí os jogos contra o Unión La Calera, do Chile, e Fluminense — e as mudanças no time titular para o confronto com os equatorianos, porém, voltam a despertar muitas críticas ao técnico Rogério Ceni nas arquibancadas oficiais, enquanto o público ainda não pode entrar no Maracanã.

Minutos após o apito final, inclusive, um muro do CT Ninho do Urubu foi pichado com "Ceni burro" e "zaga m....". Nas redes sociais, foram inúmeros protestos e até mesmo pedidos pela saída do comandante que ganhou o título brasileiro em fevereiro.

Em pouco mais de cinco meses de Rubro-Negro, Ceni ainda tenta cair nas graças dos torcedores, mas o time volta a patinar, tomando muitos gols. Houve, inclusive, quem lembrasse a situação de Abel Braga, quando, em 2019, sob forte pressão, pediu demissão após o título do Carioca e a classificação na Libertadores.

Um dos fatores para esta turbulência atual é o setor defensivo, principalmente nas bolas áreas. Apesar das modificações e testes, a ausência de respostas positivas se tornam mais um obstáculo para que o rumo possa mudar.

Sábado, contra o Fluminense, Ceni terá o segundo jogo da final do Campeonato Carioca e mais uma prova de fogo em um jogo em que o resultado é crucial. A conquista da taça pode amenizar um pouco o clima e levar um pouco mais de tranquilidade para o trabalho.

Há a expectativa pelo retorno do goleiro Diego Alves, que trata de uma fibrose na coxa direita, e do zagueiro Rodrigo Caio, poupado do confronto com a LDU. Apontados como líderes do elenco, o retorno pode ajudar tanto dentro quanto fora das quatro linhas.

Conversas por reforços?

Para a temporada 2021, o Flamengo acertou apenas com o zagueiro Bruno Viana. Na coletiva após o empate com a LDU, questionado sobre o volante Gerson, que negocia com o Olympique de Marselha, da França, Ceni indicou que conversa com a cúpula sobre a chegada de dois ou três nomes, mas que entende que o momento exige pé no chão no quesito financeiro.

"Converso com ele todos os dias. Quero muito que ele fique, acho que ele é peça importante. Entendo todas as necessidades que a direção tem, mas desde que chegamos aqui, não tivemos contratações até agora. Então, a manutenção do Gerson é importante se tivermos o desejo de sermos campeões. Agora, não sou eu quem paga as contas, não entro nesse mérito. Minha questão é dentro do campo. No meu interesse, não só a manutenção do Gerson, como a chegada de mais dois ou três jogadores, que estamos debatendo há muito tempo", disse.

"É um momento de pandemia, de crise, de dificuldade, clube faz de tudo para manter tudo em dia e essa parte eu não entro. Mas o Gerson é muito importante. Tenho falado sempre com ele, está com a cabeça boa, super feliz de estar aqui. Não sei qual vai ser o final da negociação, mas pela qualidade dele, se sair, fará falta."

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição de áudio. Você pode ouvir UOL Flamengo, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Amazon Music e YouTube.