Topo

Sem espaço no futebol, Negrete foi dublê de Pelé antes de brilhar no Insta

Negrete fez sucesso no Instagram com mais de um milhão de seguidores após trocar futebol pela arte  - Reprodução
Negrete fez sucesso no Instagram com mais de um milhão de seguidores após trocar futebol pela arte Imagem: Reprodução

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

19/05/2021 04h00

Matheus Nunes da Silva tinha o sonho de ser jogador de futebol. Para isso, se mudou de cidade com a família quando ainda tinha 11 anos. Passou em um teste no Fluminense, onde ficou por cinco anos. Passou por vários outros clubes com o apelido de Matheus Rentería. Mas foi um convite para ser dublê de ninguém menos que Pelé em um filme que mudou sua vida.

A partir desses dois meses de gravação, ele se apaixonou ainda mais pelas artes cênicas. O tempo não parava e o sonho de jogar em um time grande novamente era cada vez menor. O futebol, no entanto, nunca saiu da sua cabeça. E com a junção dos dois, ele virou Negrete no Instagram, onde estourou com jeitão boleiro e já soma 1,2 milhão de seguidores.

"A galera gosta muito. Tá pegando bonito mesmo no Instagram. Eu fazia escola de teatro e gravei um vídeo que estourou e mudou minha vida. Andando com a chuteira na mão, com roupas de várias cores e que não combinavam. Quando olhei, as redes sociais estouradas. Geral postando meu vídeo. Ali começou a mudar minha vida", disse o influenciador ao UOL Esporte.

Futebol

O sonho de ser jogador futebol foi alcançado parcialmente. Negrete passou nas categorias de base por Fluminense, Botafogo, Flamengo e até por um time da França. Ele se profissionalizou pelo Bangu, em 2015, mas, a verdade, é que nunca conseguiu viver do esporte como gostaria.

"Estava com idade avançada e entendi que já deveria seguir um outro caminho. Comecei a fazer faculdade de educação física, mas não era para mim. As coisas foram indo para outro lado, o futebol não queria mais saber de mim [risos] e acabei entrando para o mundo artístico. Eu sempre gostei das câmeras, de gravar e comecei a fazer por conta própria. Graças a Deus, o vídeo viralizou."

Negrete dentro da piscina  - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Dublê de Pelé em filme e paixão pela arte

Aos poucos Negrete foi percebendo que seu futuro não era no futebol. Isso ficou claro quando foi convidado para ser dublê de Pelé em um filme. Ele jogava no Nova Iguaçu, mas teria de ficar dois meses gravando todos os dias. Quando soube o dinheiro que receberia por dia como ator, não pensou duas vezes e abandonou o clube.

"Pintou uma rapaziada dizendo que precisaria de alguém para fazer um filme. Pessoal me conhecia e me indicou. Fiz o teste e passei. Nunca tinha feito curso, nada, só a cara de pau mesmo. Aí tive que decidir em fazer o filme ou seguir treinando no clube. Fiquei na dúvida e perguntei quanto era o cachê. Era R$ 600 a diária e no clube recebia uma ajuda de custo de R$ 50. Nem pensei duas vezes, fiz o filme", lembra.

"Quando eu encontrei com o Pelé falei: "Eu não tenho capacidade de fazer as coisas que você fez, não, mas eles me botaram aqui e vou dar meu jeito" [risos]. Ele riu a beça", completou.

Participar das gravações do filme foi uma viagem com passagem de mão única. Negrete nunca mais parou e, incentivado por Fernando Caruso e o amigo Felipe Simas, com quem havia jogado na base do Botafogo, mergulhou de vez nesse novo mundo.

"Logo que terminei minha participação no filme, o Fernando Caruso, ator do filme, me levou para fazer aula de teatro. Ele me falou assim: "Matheus, você não é jogador, é ator". Com olho daquele tamanho já enxergou tudo [risos]. Eu sempre gostei, mas foi o filme que me deu vontade de seguir esse caminho", afirmou.

"O Felpe Simas já era meu amigo da época do Botafogo e ele também fez o filme do Pelé. É meu irmão, e me levou para a Biarte, em 2018. Ele disse que tinha sonhado comigo e que nós dois estávamos atuando juntos em um palco. Ele falou que o sonho foi tão real que a primeira coisa que ele fez quando acordou foi falar comigo. Aí, ele me levou nessa companhia de teatro que revelou vários atores renomados", completou.

Sucesso no Insta

Foi a partir dessas aulas de teatro que Negrete passou a explorar o Instagram. O primeiro sucesso foi em abril de 2020, mas ele sabia que precisava dar sequência, não poderia ser "um cantor de um único sucesso". Mas ele entendeu a fórmula do sucesso e os vídeos passaram a viralizar mais e mais no meio do futebol. Os próprios jogadores passaram a interagir, o que aumentou ainda mais sua popularidade.

"Eu sabia que teria que dar sequência e não só chegar uma vez. A boleiragem gostou muito. É difícil falar de apenas um porque tem muita gente. Douglas, formado no Flu e hoje no PAOK, da Grécia. Gerson, Hugo Souza, Pedro, Richarlison, Casemiro, Vinícius Júnior, Rodrygo, Marcelo, do Real... Todos eles acompanham direto. Coisa de Deus, irmão", concluiu.

Além dos vídeos com viés mais cômicos, Negrete também gosta de gravar palavras motivacionais. "É sempre bom passar uma palavra que dá força a alguém em momento de dificuldade. Sempre tive isso comigo. É uma forma leve de levar a palavra de Deus também nos meus vídeos. Eu cheguei e é possível qualquer um chegar onde sonha. Quando coloca Deus na frente, as placas tectônicas se chocam a seu favor. Vai sem medo. Pode não entender no momento, mas tudo que Ele faz é perfeito", concluiu.