Topo

Copa da Itália - 2021

Juventus bate Atalanta por 2 a 1 e conquista a Copa da Itália pela 14ª vez

Capitão da Juventus, Buffon levanta o taça da Copa da Itália - ALBERTO LINGRIA/REUTERS
Capitão da Juventus, Buffon levanta o taça da Copa da Itália Imagem: ALBERTO LINGRIA/REUTERS

Do UOL, em São Paulo

19/05/2021 18h04

A Juventus bateu a Atalanta hoje por 2 a 1 e faturou a Copa da Itália pela 14ª na história. Kulusevski e Chiesa marcaram para os campeões, e Malinovskyi fez para o time de Bérgamo. O jogo aconteceu no estádio Cittá del Tricolore e contou com um público de 4 mil torcedores.

Cristiano Ronaldo conquistou a competição pela primeira vez desde que chegou ao futebol italiano. Agora, CR7 tem cinco títulos pela Juve e 32 na carreira. O português fez uma boa partida, a despeito das críticas que sofreu desde a queda da Velha Senhora na Liga dos Campeões, e foi participativo na organização ofensiva da equipe.

Com o resultado, o clube de Turim termina a temporada com um dos principais títulos da Itália. O clube teve uma temporada abaixo das expectativas, ocupando a quinta colocação no Campeonato Italiano e caindo nas oitavas da Champions.

No domingo (23), a Juve enfrenta o Bologna pelo Campeonato Italiano, onde briga por uma vaga na Liga dos Campeões. Já o Atalanta, com vaga praticamente garantida, recebe o Milan. As partidas estão marcadas para às 15h45 (horário de Brasília).

Juventus na frente

Depois de algumas chances perigosas com Cristiano Ronaldo, a Velha Senhora balançou as redes pela primeira vez aos 31 minutos do primeiro tempo, com Kulusevski. O camisa 44 ficou com a bola após um corte de McKennie e bateu colocado no ângulo esquerdo do gol.

Tudo igual

O Atalanta foi para cima com Zapata, mas foi Malinovsky quem deixou tudo igual aos 41. O atacante recebeu livre na entrada da área, e com muito espaço, chutou forte para empatar.

Pressão da Juve

Nos primeiros minutos da segunda etapa, a Juve poderia ter ampliado com McKennie, que bateu pra fora de cabeça. Romero também ameaçou pelo lado da Atalanta, de canhota, mas De Light apareceu na hora certa para travar o chute.

Cristiano Ronaldo apareceu bem aos 14 minutos após ganhar um duelo de cabeça com Toloi, mas o goleiro Gollini ficou com a bola. Em seguida, Chiesa meteu uma bola na trave após uma grande ajeitada de calcanhar de CR7, e a bola explodiu na trave.

Gol do título

O segundo gol veio aos 27, com Chiesa, em jogada muito bem trabalhada pelo setor ofensivo da Juve. Chiesa tabelou com Kulusevski, não tomou conhecimento de Toloi e bateu na saída do goleiro.

Se estranharam

Quando tudo parecia desenhado para o título da Juve, e a Atalanta não esboçava muito poder de reação, Cristiano Ronaldo e Romero se estranharam em campo. O zagueiro provocou o português, que devolveu com uma ombrada, mas nenhum dos dois foi punido pelo árbitro.

Situação diferente do brasileiro Rafael Toloi, que os 42 levou o cartão vermelho direto mesmo no banco de reservas por reclamação. Ele havia sido substituído minutos antes, e questionou uma falta marcada para a Juventus.

Tudo ou nada

O goleiro Gollini tentou um milagre já nos acréscimos e foi para a área em um escanteio da Atalanta. O lance, porém, não deu em nada, já que a defesa da Juve afastou bem o perigo.

No contra-ataque com o Atalanta recomposto, Danilo recebeu na esquerda e enquanto Cristiano Ronaldo pedia a bola no meio, preferiu finalizar. Gollini fez a defesa, e o placar se manteve em 2 a 1.