Topo

PSG, Real e Juventus: o que está em jogo na última semana dos europeus

Angel Correa marcou o segundo gol do Atlético de Madri sobre o Real Sociedad, no Campeonato Espanhol - SERGIO PEREZ/REUTERS
Angel Correa marcou o segundo gol do Atlético de Madri sobre o Real Sociedad, no Campeonato Espanhol Imagem: SERGIO PEREZ/REUTERS

Do UOL, em São Paulo

18/05/2021 04h00

A temporada europeia entra em sua última semana. As cinco principais ligas do continente fazem as últimas rodadas para definirem o campeão, os classificados para a Liga dos Campeões e os rebaixados para a segunda divisão.

Juventus, Real e PSG tentam salvar a temporada depois das eliminações na Liga dos Campeões. Enquanto os italianos almejam no máximo uma vaga no torneio continental, os espanhóis e os franceses ainda sonham com o título nacional.

Confira a situação das cinco ligas:

Título ficará em Madri. Resta saber com qual dos dois clubes

Jogadores do Atlético de Madri comemoram virada contra o Osasuna - SOPA Images/SOPA Images/LightRocket via Gett - SOPA Images/SOPA Images/LightRocket via Gett
Imagem: SOPA Images/SOPA Images/LightRocket via Gett

Depois da virada nos últimos minutos contra o Osasuna, o Atlético de Madri depende apenas de si para ser campeão espanhol. Na última rodada, os comandados de Diego Simeone enfrentam o desesperado Real Valladolid, que ainda tenta se manter na primeira divisão. No outro duelo, o Real Madrid recebe o Villarreal precisando vencer e torcendo para que o Atlético no máximo empate - os comandados de Zidane levam vantagem nos critérios de desempate.

1 - Atlético de Madri - 83 pontos
2 - Real Madrid - 81 pontos

Juventus pode ficar fora da próxima Liga dos Campeões

25/04/2021 - Cristiano Ronaldo, da Juventus, contra a Fiorentina - Matteo Ciambelli/DeFodi Images via Getty Images - Matteo Ciambelli/DeFodi Images via Getty Images
Imagem: Matteo Ciambelli/DeFodi Images via Getty Images

O título já ficou com a Inter de Milão, mas a briga por vaga na próxima Liga dos Campeões segue muito acirrada. Napoli, Milan e Juventus disputam as duas vagas restantes para o torneio continental - Inter de Milão e Atalanta já estão garantidos.

Com um ponto a menos que os dois outros rivais, a Juventus enfrenta o Bologna de olho nos outros resultados. Como o primeiro critério de desempate é confronto direto e a Juve perde nessa para os dois outros adversários, apenas a vitória importa. É chegar a 78 pontos e torcer para Milan ou Napoli só empatar com Atalanta e Hellas Verona, respectivamente.

3 - Milan - 76 pontos
4 - Napoli - 76 pontos
5 - Juventus - 75 pontos

PSG tenta salvar a temporada no Francês

Neymar comemora gol do PSG contra o Reims - REUTERS/Benoit Tessier - REUTERS/Benoit Tessier
Imagem: REUTERS/Benoit Tessier

Três times ainda podem ser campeão francês, mas a situação do Monaco é a mais complicada. Com três pontos a menos que o líder Lille, teria de vencer o Lens, torcer para o Lille perder, o PSG no máximo empatar e ainda tirar uma diferença de três gols de saldo para o Lille, primeiro critério de desempate do torneio.

O PSG também não depende apenas de si para ser campeão, mas pode levar a taça caso o Lille empate fora de casa com o Angers. Para isso, terá que vencer o Brest, 16º colocado, longe de seus domínios. Eliminado da Liga dos Campeões, a equipe de Maurício Pochettino tem no torneio nacional a última esperança para salvar a temporada.

1 - Lille - 80 pontos - 40 gols de saldo
2 - PSG - 79 pontos - 56 gols
3 - Monaco - 77 pontos - 34 gols

Cinco times para duas vagas na Liga dos Campeões

Alisson fez o gol da vitória do Liverpool contra o West Brom - James Williamson - AMA/West Bromwich Albion FC via Getty Images - James Williamson - AMA/West Bromwich Albion FC via Getty Images
Imagem: James Williamson - AMA/West Bromwich Albion FC via Getty Images

Das cinco principais ligas, o Campeonato Inglês é o único que terá mais duas rodadas nesta semana. Com seis pontos em disputa, cinco equipes ainda brigam por duas vagas na próxima Liga dos Campeões - Manchester City e Manchester United já estão classificados.

Terceiro colocado na tabela com 66 pontos, o Leicester ainda pode ser ultrapassado por Chelsea (64) e Liverpool (63). Já o Chelsea pode perder a vaga para Liverpool, Tottenham (59) e West Ham (59). O saldo de gols é o primeiro critério de desempate da competição.

3 - Leicester - 66 pontos - 21 gols de saldo
4 - Chelsea - 64 pontos - 22 gols
5 - Liverpool - 63 pontos - 21 gols
6 - Tottenham - 59 pontos - 22 gols
7 - West Ham - 59 pontos - 10 gols

Rebaixamento é a última briga viva no Alemão

Florian Kohfeld, técnico do Werder Bremen - Alexander Hassenstein/Getty Images - Alexander Hassenstein/Getty Images
Imagem: Alexander Hassenstein/Getty Images

Com o Bayern de Munique já campeão e Leipzig, Borussia Dortmund e Wolfsburg classificados para a próxima Liga dos Campeões, ao Campeonato Alemão resta a batalha contra o rebaixamento. Três times ainda têm chances de se livrar da queda. O regulamento do torneio prevê que o 16º colocado disputará um mata-mata contra o terceiro colocado da segunda divisão. O 17º e o 18º são rebaixados automaticamente.

Vice-lanterna, o Colônia tem dois pontos a menos que o Arminia Bielefeld, primeiro time fora da zona. Para que não seja rebaixado nem vá para o mata-mata, o Colônia precisará vencer e torcer para Arminia e Werder Bremen no máximo empatarem contra Stuttgart e Borussia Mönchengladbach - o saldo de gols é o primeiro critério de desempate do torneio.

O Werder Bremen está na 16ª colocação e indo para o mata-mata. Para se livrar, precisa empatar e torcer para o Arminia perder seu jogo. Nesse cenário, se salvaria por causa do saldo de gols. Uma vitória do Arminia já o garante na primeira divisão.

15 - Arminia Bielefeld- 32 pontos - -28 gols de saldo
16 - Werder Bremen - 31 pontos - -19 gols
17 - Colônia - 30 pontos - -27 gols