Topo

Fluminense

O que o Fluminense precisa fazer para se classificar na Libertadores

Fluminense de Fred depende só de si para se classificar às oitavas de final da Libertadores - Lucas Merçon/Fluminense FC
Fluminense de Fred depende só de si para se classificar às oitavas de final da Libertadores Imagem: Lucas Merçon/Fluminense FC

Caio Blois

Do UOL, no Rio de Janeiro

18/05/2021 04h00Atualizada em 19/05/2021 00h57

Líder do grupo D da Copa Libertadores da América 2021, o Fluminense deixou para a última rodada a disputa da classificação para as oitavas de final da competição. A vaga poderia vir antecipada, mas a derrota por 2 a 1 para o Junior-COL, hoje (18), impediu a comemoração do Tricolor.

Na última rodada, o Fluminense enfrenta o River Plate, em Buenos Aires, na terça-feira (25), e não pode pensar em perder. No mesmo dia, o Junior faz um duelo colombiano com o Independiente Santa Fe. Antes da rodada decisiva, porém, River e Santa Fe se encaram no desfecho da quinta rodada nesta quinta-feira (20).

Em caso de vitória do River

Se o River vencer o Santa Fe, chegará à liderança do Grupo D, com nove pontos, um ponto de vantagem sobre o Fluminense. O Junior ficaria com seis, e o Santa Fe com dois. Nesse caso, o Tricolor precisará derrotar os argentinos na última rodada. Se empatar ou perder, terá de torcer para o Junior Barranquilla não ganhar do Santa Fe.

Em caso de empate entre River e Santa Fe

O Fluminense continua como líder do Grupo D, com oito pontos, um ponto de vantagem sobre o River. O Junior teria seis, e o Santa Fe ficaria com três Na última rodada, o Tricolor precisará de um empate ou vitória para avançar às oitavas de final. Se perder para os argentinos, terá de torcer para o Junior Barranquilla não vencer o Santa Fe

Em caso de derrota do River para o Santa Fe

O Fluminense continuará como líder do Grupo D, com oito pontos, sendo dois de vantagem para River Plate e Junior Barranquilla. O Santa Fe ficaria com cinco. Na última rodada, o Tricolor precisará vencer ou empatar para chegar às oitavas de final. Se perder, terá de torcer para que aconteça um empate entre Junior e Santa Fe.

Para garantir o 1º lugar

O Fluminense continua dependendo de si para garantir o primeiro lugar do grupo D da Libertadores. Uma vitória na última rodada sobre o River Plate seria suficiente para garantir a ponta ao Tricolor independentemente do resultado entre River e Santa Fe nesta quinta-feira (20).

Nesse caso, para as oitavas de final, o Tricolor ficaria no pote dos líderes e enfrentaria um dos segundos colocados da fase de grupos, decidindo o confronto em casa.

As chaves são definidas em sorteio. A campanha na fase de grupos define quem decide todos os jogos em casa, sucessivamente do primeiro até o último classificado para as oitavas.

Fluminense