Topo

Atlético-MG

Atlético-MG volta a Assunção com só 4 testemunhas de goleada levada em 2019

Igor Rabello, titular de Cuca na Libertadores, estava naquela goleada sofrida pelo Atlético-MG em 2019 - Bruno Cantini/Atlético
Igor Rabello, titular de Cuca na Libertadores, estava naquela goleada sofrida pelo Atlético-MG em 2019 Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Henrique André

Do UOL, em Belo Horizonte

18/05/2021 04h00

O Atlético-MG aceitou as vacinas oferecidas pela Conmebol e, por este motivo, 34 jogadores viajaram na noite de ontem (17) para o Paraguai, onde fica localizada a sede da entidade máxima do futebol sul-americano, e onde, amanhã, enfrentará o Cerro Porteño pela quinta rodada da fase de grupos da Libertadores. Em Belo Horizonte, por questões particulares, ficaram apenas o venezuelano Savarino e o zagueiro Bueno.

Da última vez que se enfrentaram em solo paraguaio, na edição de 2019, os donos da casa aplicaram 4 a 1 no placar. Na ocasião, o Galo era comandado por Levir Culpi e tinha uma formação bem diferente da atual. Para se ter ideia, dos onze que iniciaram a partida no Estádio General Pablo Rojas (mesmo local do duelo desta quarta-feira), apenas o lateral direito Guga e o zagueiro Igor Rabello seguem como atletas do clube. Jair e Nathan, que também são opções para Cuca, foram suplentes naquele 10 de abril.

Algumas daquelas figuras ainda seguem no ambiente atleticanos, mas em outras posições. Victor, goleiro titular naquela noite, atualmente é gerente de futebol do Alvinegro; Léo Silva foi de "zagueiro-artilheiro" para uma função nas categorias de base.

O mercado da bola, porém, já levou muitos jogadores para outros rumos, embora um deles, o volante Adilson, já tenha até se aposentado, por conta de problema no coração. O lateral esquerdo Fábio Santos, por exemplo, defende o Corinthians, enquanto meia Cazares está jogando a Libertadores por um concorrente brasileiro, o Fluminense.

O meio-campista Elias está sem clube após deixar o Bahia. Centroavante e autor do único gol do Galo na derrota por 4 a 1, Ricardo Oliveira também está sem clube, após não ter o vínculo renovado no Coritiba. Na ponta direita, Luan foi jogar no futebol japonês; na ponta esquerda, Maicon Bolt teve o contrato rescindido e acionou a jJstiça pedindo valor superior a R$ 20 milhões.

Já no banco de reservas, Levir tinha outras 11opções. Delas, nove já não estão mais no Atlético-MG. Como citado anteriormente, apenas Jair e Nathan têm vínculo com o clube.

Troco dado

Líder do Grupo H, com dez pontos conquistados, o Galo tem três a mais que o Cerro Porteño. Para se manter no topo, os mineiros precisam de empate simples em Assunção. Já classificada para as oitavas de final, a equipe comandada por Cuca fecha a fase na outra semana, quando encara o La Guaira, da Venezuela, no Mineirão.

Apesar da derrota por 4 a 1 em 2019, quando acabou eliminado ainda na fase de Grupos, o Atlético-MG já deu o troco nos paraguaios. Em BH, em jogo válido pela terceira rodada, Hulk e companhia despacharam o time de Francisco Arce na goleada por 4 a 0.

O jogo desta quarta-feira está marcado para às 21h (horário de Brasília). Hoje, os jogadores do time mineiro fazem o único treinamento antes deste desafio, a partir das 18h (horário local), no Complexo da Conmebol.

Atlético-MG