Topo

Cruzeiro

Cruzeiro se vê mais 'cascudo' e preparado, mas espera Série B difícil

Cruzeiro passa por um período de treinos de duas semanas antes da estreia na Série B do Brasileirão - Bruno Haddad/Cruzeiro
Cruzeiro passa por um período de treinos de duas semanas antes da estreia na Série B do Brasileirão Imagem: Bruno Haddad/Cruzeiro

Guilherme Piu

Do UOL, em Belo Horizonte

18/05/2021 12h00

Décimo primeiro colocado na Série B do ano passado com 49 pontos, o Cruzeiro ficou longe do objetivo principal do clube, que era o retorno à Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro. Com 12 pontos a menos que o quarto colocado na edição do ano passado [o Cuiabá], a Raposa precisou se contentar com a permanência na Divisão de Acesso justamente nas comemorações do seu centenário. Se nesta temporada as pretensões na Toca II permanecem as mesmas no atual elenco, há um sentimento diferente daquilo que aconteceu em 2020.

Em entrevistas recentes no centro de treinamento, o assunto Série B foi bastante debatido, até pelo fato de o calendário oficial de jogos do Cruzeiro ser retomado apenas no dia 29 de maio, na estreia da competição nacional, contra o Confiança, no estádio Batistão, em Aracaju.

"No ano passado foi atípico pela perda de pontos. Começamos com menos seis [pontos] e, mesmo com as vitórias no início, a gente ainda estava ali na zona [de rebaixamento], e isso acaba atrapalhando um pouco. Neste ano é diferente, temos que manter a postura do primeiro semestre deste ano e começar bem a Série B para que no final dê tudo certo", comentou o zagueiro Ramon.

Diferentemente da edição do ano passado, a Série B de 2021 terá adversários mais tradicionais e com história na Primeira Divisão. Casos de Vasco, Botafogo, Goiás e Coritiba. Esse detalhe desperta a atenção dos jogadores na Toca II, já que o nível de competitividade no torneio tende a aumentar.

"É uma competição muito difícil mesmo, com grandes equipes que entram concorrendo ao acesso, o nosso principal objetivo. Do primeiro jogo ao último todos valem os mesmos pontos e por isso tem que entrar da mesma forma, do primeiro até o último [jogo]. Independentemente do adversário, da posição na tabela onde ele se encontrar, a partida valerá a mesma coisa. Temos que ter esse entendimento, entender que é um jogo mais pegado, mais disputado", ressaltou o experiente zagueiro Eduardo Brock.

Nas dez rodadas iniciais o Cruzeiro enfrentará dois dos adversários "mais cascudos": Vasco e Coritiba, ambos no Mineirão.

"Será uma Série B difícil, com grandes clubes presentes. Temos a total consciência de que poderemos [alcançar os objetivos]. Uma Série B que está praticamente no nível de Séria A, com jogos bons, grandes e que jogadores gostam de jogar, apenas de ser na Segunda Divisão. Será uma Série B muito disputada, competitiva e o Cruzeiro está em um nível muito bom. Podem ter certeza que vamos começar em um nível muito bom", completou Ramon.

Jovem e ainda ganhando rodagem com alguns minutos em campo com o técnico Felipe Conceição, o atacante Stênio também já assimila o que representa à Série B do Brasileirão.

"O que eu pude perceber jogando os primeiros jogos da Série B do ano passado é que é muito forte, muito física, muito rápida. Todo mundo querendo ganhar para conseguir o acesso. É um campeonato é muito forte, precisamos nos preparar bastante para conseguir os objetivos", analisou o prata da casa cruzeirense.

Apesar de ressaltarem as barreiras a serem superadas na Série B, os jogadores da Raposa acreditam que o time está preparado para todos os desafios.

"A Série B é um campeonato muito difícil, mas da forma como nós estamos trabalhando, nos preparando, evoluindo, vamos chegar muito fortes nessa competição. Também, claro, ter o entendimento da importância que tem esse torneio para o Cruzeiro, e de tudo que precisamos atingir", ressaltou Brock.

Cruzeiro