Topo

Atlético-MG

Atlético-MG anuncia parceria inédita com plataforma de dados StatsBomb

A intenção do clube mineiro é ter maior acesso a dados de mercado e também sobre desempenho de adversários - GIAZI CAVALCANTE/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO
A intenção do clube mineiro é ter maior acesso a dados de mercado e também sobre desempenho de adversários Imagem: GIAZI CAVALCANTE/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em Belo Horizonte

18/05/2021 14h46

O Atlético-MG anunciou na tarde de hoje uma nova parceria, pioneira no futebol brasileiro. Por meio de videoconferência com jornalistas, o clube apresentou o projeto, em conjunto com o StatsBomb, plataforma de dados de futebol, que está ativa em quase de 3.500 eventos esportivos e 80 competições ao redor do planeta. A intenção da diretoria é que o clube tenha à disposição dados mais detalhados do mercado da bola.

De acordo com a explanação do CEO Plínio Signori, o Galo se junta a mais de outros 100 clubes e federações e, com isso, poderá ter maior alcance para observar atletas e, em casa de oportunidade, contratá-los. Além disso, será possível também analisar adversários e avaliar o desempenho da própria equipe.

"O Atlético escolheu o melhor provedor de dados do mundo para começar seu departamento de análises. Um dos princípios estratégicos do nosso clube é, afinal, ser referência na América Latina dentro e fora de campo. Para conquistar isso, é crucial buscar parceiros inovadores e eficientes como o StatsBomb", destacou Signori.

"Vamos ganhar competitividade", afirmou Rodrigo Picchioni, um dos gerentes do departamento de análises do clube. "Ser inovador é um dos nossos objetivos. Ser o primeiro departamento de analytics do Brasil a ter o melhor provedor de dados do mundo é mais um exemplo disso", acrescentou.

Do outro lado da parceria, Pablo Peña Rodríguez, chefe de Inovação Tática e Desenvolvimento de negócios do StatsBomb, comentou a importância deste laço criado com o Atlético-MG:

"Será muito bom trabalhar com um dos maiores clubes do Brasil. Ao longo de nossas conversas, o departamento de analytics do Clube Atlético Mineiro demonstrou uma fantástica ambição e compreensão do papel que nossos dados e plataforma de IQ podem desempenhar em seus preparativos. Estamos muito satisfeitos por estarmos expandindo para o Brasil e ansiosos por mais oportunidades na região", disse.

Atlético-MG