Topo

Livro de brasileiro sobre futebol já lançado no exterior chega ao país

Julian Tobar é auxiliar do técnico Bruno Pivetti no CSA-AL desde a última semana de abril e autor do livro "Periodização Tática" - Augusto Oliveira
Julian Tobar é auxiliar do técnico Bruno Pivetti no CSA-AL desde a última semana de abril e autor do livro "Periodização Tática" Imagem: Augusto Oliveira

Gabriel Carneiro

Do UOL, em São Paulo

17/05/2021 04h00

O CSA começou anteontem (15) a decisão do Campeonato Alagoano contra o CRB. Em meio à preparação para o segundo jogo, que será no sábado, um profissional de sua comissão técnica procura um tempinho para assinar dedicatórias e enviar pelos Correios exemplares de "Periodização Tática: entender e aprofundar a metodologia que revolucionou o treino do futebol".

O livro é de Julian Tobar, auxiliar de Bruno Pivetti no Nordeste há menos de um mês. Antes, a dupla esteve no Tombense semifinalista do Campeonato Mineiro.

Lançada recentemente no Brasil — e de forma independente — a obra do profissional brasileiro de 33 anos chama atenção por um dado curioso: ela já é vendida há meses em Portugal e na Argentina antes de ficar disponível no país onde o autor nasceu e trabalha.

Capa - Reprodução - Reprodução
Capa do livro "Periodização Tática"
Imagem: Reprodução

"Quando ofereci às editoras no Brasil, a resposta foi que o livro não era comercialmente interessante. Encarei com naturalidade, os livros de futebol que normalmente o público brasileiro consumia eram de conteúdo histórico, de clubes, camisas e Copas do Mundo, ou biografias. Esses livros mais específicos para o jogo e o treino sempre tiveram que ser importados. Já países como Argentina, Espanha, Portugal e outros, já têm essa cultura há muito mais tempo", explica Julian Tobar.

O livro custa R$ 99,90 e é vendido somente pela internet. O prefácio é escrito pelo técnico Roger Machado, hoje no Fluminense. No texto, inclusive, ele faz uma crítica ao modo como o futebol é visto no Brasil: "Curiosamente, o país que mais venceu Copas do Mundo e é um provedor internacional de craques não é o maior provedor de treinadores e 'pensadores' do futebol", diz.

Veja outros trechos do prefácio:

É certo que está na hora de acrescentar ciência ao talento."

Não é leitura para se fazer diante da TV, comendo pipocas. É leitura para se fazer e refazer inteiramente concentrado, ao som de música instrumental suave, sublinhando e anotando. Na verdade, estudando."

As análises e conclusões do autor vêm ricamente recheadas de fatos, frases, exemplos e opiniões de gente como Guardiola, Arrigo Sacchi, Rinus Michels, Mourinho e outros bem-sucedidos jogadores e treinadores que "pensam" o futebol."

A tal "periodização tática", tema do livro, é quando as partes física, técnica e psicológica do futebol são desenvolvidas a partir de uma organização de jogo. Segundo Julian Tobar, é "uma metodologia de treino, uma forma de treinar específica e uma ferramenta que o treinador tem à disposição para colocar suas ideias na prática".

Tática - iStock - iStock
Imagem: iStock

O autor é licenciado em Educação Física e Ciências do Desporto com ênfase em Futebol de Alto Rendimento na Universidade do Porto, de Portugal, e na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ele é auxiliar e treinador de times de base ou profissionais há dez anos e já passou por Athletico-PR, Figueirense e Joinville — lá, inclusive, comandou seu primeiro jogo em time principal enfrentando um velho conhecido.

Foi pela Primeira Liga de 2017, Joinville 0 x 0 Cruzeiro na Arena Joinville. De um lado, o iniciante Julian Tobar. De outro, Mano Menezes. Não só um dos treinadores mais vencedores da era recente do futebol brasileiro, como um conselheiro.

Julian - Acervo pessoal - Acervo pessoal
Julian Tobar e Mano Menezes em 2017
Imagem: Acervo pessoal

"Em 2006, quando eu tinha 17 anos, a equipe do Grêmio comandada pelo Mano foi fazer uma intertemporada em Santa Catarina, perto de onde eu morava. Eu sempre gostei de futebol, mas nunca tive o real desejo de jogar profissionalmente, o lado dos treinadores sempre me motivou mais. Então eu bati na porta do hotel do Grêmio para tentar perguntar ao Mano o que eu precisava fazer para ser técnico. Consegui. Ele e o Sidnei Lobo [auxiliar técnico] me receberam e contaram coisas da profissão, como a necessidade de cursar Educação Física. A partir daí, eu tive esse foco. Mais de uma década depois, quis o destino que eu o encontrasse no meu primeiro jogo como treinador profissional. Sou muito grato."

Mano Menezes hoje dirige o Al Nassr, da Arábia Saudita. E Julian Tobar segue o trabalho no CSA (e na literatura) para um dia virar ele próprio a referência de quem está começando.