Topo

Sport e Náutico empatam no primeiro jogo da final do Pernambucano

Sport empatou com o Náutico em 1 a 1 no primeiro clássico da final do Pernambucano - Anderson Stevens/Sport
Sport empatou com o Náutico em 1 a 1 no primeiro clássico da final do Pernambucano Imagem: Anderson Stevens/Sport

Bruno Fernandes e Josué Seixas

Colaboração para o UOL, em Maceió

16/05/2021 18h06

Em um jogo marcado por homenagens ao ex-BBB Gil do Vigor e ações de combate ao preconceito, Sport e Náutico ficaram no 1 a 01 neste domingo (16), na primeira partida da final do Campeonato Pernambucano. Os gols foram marcados por Everaldo, aos 45 minutos do primeiro tempo, e Wagner Leonardo, aos cinco do segundo tempo.

Com o resultado construído na Arena Pernambuco, Leão e Timbu, que já estão com a classificação garantida para a Copa do Brasil e do Nordeste do ano que vem, chegam praticamente iguais para a segunda partida da final do Pernambucano, que será disputada às 16h do próximo domingo.

Sport começa homenageando Gil do Vigor

Camisa do Sport em homenagem a Gil do Vigor - Divulgação/Sport - Divulgação/Sport
Camisa do Sport em homenagem a Gil do Vigor
Imagem: Divulgação/Sport

A partida começou com uma homenagem ao ex-BBB Gil do Vigor, vítima de comentários homofóbicos de pelo menos dois conselheiros do clube na sexta-feira. As camisas do elenco tinham a inscrição "Do Vigor" logo abaixo do nome dos jogadores. As camisetas serão vendidas, e o valor arrecadado será doado para uma ONG LGBTQIA+.

Náutico não se intimida diante do Leão

O Náutico foi o primeiro a mostrar vontade de abrir o placar. Aos cinco minutos, pelo lado esquerdo da área, Kieza cruzou rasteiro e forte para Rhaldney, mas a bola chegou um pouco atrás. O Leão respondeu um minuto depois com cruzamento de Sander por baixo do lado esquerdo. Thiago Lopes conseguiu finalizar de primeira dentro da área, mas Alex Alves defendeu.

Histórico de rivalidade deixa partida acirrada

As equipes se movimentaram bem em campo. Ambas buscavam abrir o marcador com jogadas originadas principalmente pela lateral e por meio de bolas longas. Em um desses lances, Hereda, do Náutico, recebeu passe na direita e bateu forte para o gol, mas Maílson espalmou. O lance originou uma resposta, dessa vez, foi o Sport com Neílton recebendo curtinho de Sander no escanteio. O lateral levou para a perna direita e cruzou rasteiro para Maidana, sozinho, finalizar para fora.

Sport abre o placar e comemora com Gil do Vigor

O Leão abriu o placar aos 45 minutos do primeiro tempo. Everaldo recuperou a bola no campo de defesa após ataque do Timbu e tabelou com Neílton dentro da área para mandar para o gol. Alex Alves ainda tocou nela, mas não evitou a inauguração do placar. Na comemoração, os jogadores fizeram Thcaki Thacki, dança do ex-BBB Gil, torcedor rubro-negro e vítima de comentários homofóbicos.

Náutico marca na volta para o segundo tempo e deixa tudo igual

O Timbu igualou o placar logo na volta do segundo tempo. Aos cinco minutos, Bryan recebeu na esquerda, cortou para dentro e tentou fazer passe em diagonal, mas a bola bateu em Marcão e saiu em escanteio para o Náutico. Jean Carlos levantou na área e depois de um bate-rebate intenso, Wagner Leonardo chutou de costas e a bola entrou.

Timbu marca, Var anula e jogo termina empatado

Depois de igualar o marcador, o Náutico passou a gostar ainda mais da partida e começou a investir ainda mais nas jogadas de contra-ataque. Com apenas 11 minutos de jogo no segundo tempo, Jean Carlos bateu muito firme, mas Maílson fez a defesa em dois tempos. Pouco depois, aos 29 minutos, Kieza completou finalização para o gol, mas o VAR entrou em ação e anulou. 3 minutos depois o Timbu voltou a atacar o Sport com recuperação de bola na saída. Kieza serviu Erick, que bateu com liberdade, de chapa, dentro da área, mas a bola parou mais uma vez em Maílson para a partida terminar empatada.

FICHA TÉCNICA
SPORT 1 x 1 NÁUTICO
FINAL - CAMPEONATO PERNAMBUCANO

Data: 16/05/2021 (domingo)
Local: Arena Pernambuco
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio/Fifa-GO
Auxiliares: Fabrício Vilarinho da Silva/Fifa-GO e Alessandro Alvaro Rocha de Matos/Fifa-GO
Cartões amarelos: Neilton (SPO), Adryelson (SPO), Marquinhos (SPO), Iago Maidana (SPO), Toró (SPO) Jean Carlos (NAU), Wagner Leonardo (NAU), Hereda (NAU)
Gols: Everaldo (SPO), aos 45 minutos do primeiro tempo (1-0) e Wagner Leonardo (NAU), aos 5 minutos do segundo tempo (1-1);

Sport: Maílson, Patric, Iago Maidana, Adryelson, Sander, Júnior Tavares, Marcão Silva, Thiago Lopes (Marquinhos), Everaldo (Thiago Neves), Neilton (Toró) e Tréllez (Maxwell). Técnico: Umberto Louzer.

Náutico: Alex Alves, Hereda, Camutanga, Wagner Leonardo, Bryan, Rhaldney (Marciel), Djavan (Matheus Trindade), Jean Carlos, Erick (Matheus Carvalho, Kieza e Vinicius (Giovanny. Técnico: Hélio dos Anjos.