Topo

Gaúcho - 2021

Grêmio vira no fim, vence o Inter e abre vantagem na decisão do Gauchão

Gols Internacional 1 x 2 Grêmio

Gols UOL Esporte

Jeremias Wernek e Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

16/05/2021 17h57

O Grêmio está em vantagem. Hoje (16), o Tricolor saiu atrás, mas virou contra o Inter, no Beira-Rio, e venceu por 2 a 1. Com gols de Diego Souza e Ricardinho, ambos de cabeça, a equipe de Tiago Nunes depende de um empate para conquistar o tetracampeonato do Gauchão.

Não há saldo qualificado no regulamento do Estadual. Qualquer empate ou vitória dá o título ao Grêmio. Se o Inter vencer por um gol de diferença leva para os pênaltis. Dois ou mais de margem leva a taça ao Colorado. Thiago Galhardo fez o gol isolado dos vermelhos hoje.

Tanto Inter quanto Grêmio jogam na próxima quinta-feira (20) por competições continentais. O Colorado encara o Olimpia, no Paraguai, pela Libertadores. O Tricolor joga contra o Aragua, na Venezuela, pela Sul-Americana.

Foram bem: Artilheiros marcam de novo

Os artilheiros de Inter e Grêmio fizeram seu papel. Thiago Galhardo e Diego Souza completaram para rede lances de suas equipes, se mantendo no topo dos goleadores na temporada.

Foi mal: Zé Gabriel erra passes e perde disputa

Zé Gabriel não conseguiu ajudar na construção do Inter desde a defesa. Errando passes, gerou mais lances de perigo ao Colorado do que ao rival. E ainda perdeu disputa aérea com Diego Souza no gol gremista.

Maicon x Dourado, de novo

Maicon e Rodrigo Dourado ficaram marcados por uma rivalidade grande como o Gre-Nal. Troca de farpas públicas marcou a relação dos volantes de Inter e Grêmio. Hoje, ambos vivem situação parecida com algo que se acostumaram a carregar: a braçadeira de capitão. Maicon, como atua cada vez menos, cedeu posto para Geromel. Dourado, ainda que seja titular, deu lugar a Taison, que não pode jogar o Estadual pois não está inscrito. Em campo, hoje, Dourado foi capitão do time. Maicon, ainda sem a braçadeira, repetiu momentos de conversa com o técnico Tiago Nunes.

O jogo do Inter: mais posse no ataque, mas falhas na zaga

O Inter esteve com a bola por mais tempo, mas isso não significou uma profusão de chances. Dentro do modelo de jogo do técnico Miguel Ángel Ramírez, o Colorado tratou de trocar passes lentamente no setor ofensivo procurando espaços na defesa rival. Encontrou poucas vezes, numa delas marcou. Mas atrás, o time vermelho sofreu com falhas individuais, de Zé Gabriel e Lomba, que se transformaram em momentos tensos ao longo da partida. E as falhas se sucederam no segundo tempo, ocasionando os dois gols do Grêmio.

O jogo do Grêmio: menos tempo com a bola, mas sempre perigoso

Com Tiago Nunes, o Grêmio se caracterizou por ser uma equipe que fica menos com a bola e procura a conclusão das jogadas de forma direta. E assim foi contra o Inter. Postada defensivamente, a equipe visitante chegou em lances de velocidade, produzidos pelos dribles de Ferreira e a velocidade de Léo Pereira. Houve, inclusive, chance clara desperdiçada por Matheus Henrique. Depois do gol do Inter, o Tricolor se soltou e passou a frequentar o campo ofensivo por mais tempo, principalmente com a boa participação dos laterais, até empatar com Diego Souza e virar com Ricardinho.

Daronco reclama de dirigentes e ameaça chamar a polícia

Anderson Daronco parou o jogo no fim do primeiro tempo reclamando dos gritos que vinham de fora do campo. Dirigentes e funcionários do Inter, nas cadeiras, lembraram momentos da torcida nos estádios com gritos e protesto a cada decisão do juiz. O árbitro, flagrado pela transmissão de televisão, falou que era para relatar o nome de todos que estavam ali para registro em súmula, e que se "tivesse que chamar a PM" ele iria chamar para evitar os gritos.

FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL 1 X 2 GRÊMIO

Data e hora: 16/05/2021 (domingo), às 16h (horário de Brasília)
Local: estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Anderson Daronco
Auxiliares: Lúcio Flor e André Bittencourt
VAR: Adriano Milczvski (PR)
Cartões amarelos: Rodrigo Dourado, Praxedes (INT); Léo Pereira, Tiago Nunes, Ruan, Fernando Henrique (GRE)
Gols: Thiago Galhardo (INT), aos 26 minutos do primeiro tempo; Diego Souza (GRE), aos 13 minutos do segundo tempo; Ricardinho (GRE), aos 44 minutos do segundo tempo;

INTERNACIONAL: Marcelo Lomba; Rodinei, Zé Gabriel (Lucas Ribeiro), Víctor Cuesta e Moisés; Rodrigo Dourado, Edenilson e Nonato (Marcos Guilherme); Carlos Palacios (Yuri Alberto), Thiago Galhardo (Praxedes) e Mauricio (Caio Vidal)
Técnico: Miguel Ángel Ramírez

GRÊMIO: Brenno; Rafinha, Geromel, Ruan e Diogo Barbosa; Lucas Silva (Fernando Henrique), Maicon (Darlan), Matheus Henrique, Luiz Fernando (Léo Pereira) e Ferreira; Diego Souza (Ricardinho)
Técnico: Tiago Nunes