Topo

Ele vendia camisa de time em camelô. Hoje quer fazer música para o Flamengo

MC Maneirinho é flamenguista fanático e esteve na final da Copa Libertadores de 2019, contra o River Plate, em Lima - Reprodução
MC Maneirinho é flamenguista fanático e esteve na final da Copa Libertadores de 2019, contra o River Plate, em Lima Imagem: Reprodução

Flavio Latif

Colaboração para o UOL

16/05/2021 04h00

Hoje, MC Maneirinho é um dos principais nomes do funk, tem mais de 1,4 milhão de seguidores no Instagram e tem mais de 800 mil ouvintes mensais no Spotify. Mas nem sempre foi assim. Diogo Rafael Siqueira, nome verdadeiro do cantor, precisou vender muita camisa de time em um camelô no Mercado Popular da Uruguaiana, no centro do Rio de Janeiro, para poder fazer sucesso hoje.

Em entrevista ao UOL Esporte, o funkeiro relembrou os seus tempos como vendedor e quais eram os caminhos mais fáceis para conseguir vender as camisas de time.

"Eu trabalhei na Uruguaiana porque eu queria ganhar dinheiro, vender minha música e divulgar meu trabalho. Precisava do dinheiro para não depender de ninguém. Na convivência, a gente aprendeu a vender camisa de time", relembrou.

"Eu gosto muito de futebol e entendia muito do esporte na época. Ficou fácil vender camisa para o pessoal, eu falava: 'você vai parar o baile quando chegar com essa camisa' ou 'compra essa porque esse jogador aqui vai ser revelação na Europa', eu tinha muita lábia. O começo foi de muita dificuldade, mas a gente sempre dava um jeito", completou.

Nascido em Niterói, no Rio, e criado no Morro do Serrão, Maneirinho é torcedor fanático do Flamengo. Ele estava na final entre Flamengo e River Plater, na Copa Libertadores de 2019, em Lima, no Peru. E comentou que ficou muito feliz com os jogadores comemorando cantando uma de suas músicas: "Debochando da Mídia".

O cantor disse que tem o sonho de gravar uma música para o Rubro-Negro, que já tem o time que poderia fazer parte da produção e que basta uma ligação dos dirigentes do clube para ele começar a gravar.

"Eu, MC Cabelinho, Papatinho, o PK Freestyle e o MC Poze do Rodo. O time já está formado. O Flamengo deveria dar uma olhada com carinho para isso. O Flamengo é favela, é o povo, é tudo isso que a gente representa. Não teria linguagem melhor, eles tinham que fazer o funk com a galera do Rio de Janeiro para fazer o som para explodir, tocar na rádio, nas ruas e nas comunidades. Basta eles me chamarem", afirmou.

Mas não é só na música que Maneirinho quer falar sobre futebol. O cantor revelou que a primeira coisa que faz quando viaja para fazer shows é visitar os estádios de futebol das cidades e que ainda alimenta o sonho de ser jogador de futebol e bater uma bola no Maracanã.

"Quando eu viajo, sempre vou aos estádios de futebol, é uma paixão que eu carrego comigo. Sempre que rola uma pelada entre nós, músicos, o meu time ganha. Eu me considero um dos melhores", falou.

"Eu ainda sonho em ser jogador de futebol. Se o Cartolouco está lá no Resende [o vínculo já terminou], eu posso ir tranquilo. Quero zerar minha vida sendo jogador de futebol. Imagina bater uma bola no Maracanã sendo profissional. Se alguém quiser fazer um teste comigo, eu quero passar por um. Pode me colocar com 300 pessoas, acho que posso estourar", concluiu.