Topo

Paulista - 2021

Veja quem seu time pode enfrentar na semifinal do Paulistão

Divulgação/FPF
Imagem: Divulgação/FPF

Do UOL, em São Paulo

14/05/2021 04h00

O Campeonato Paulista conhecerá hoje (14) seus quatro semifinalistas. Além de Corinthians e Mirassol que já estão classificados, São Paulo, Ferroviária, Bragantino e Palmeiras brigam pelas duas vagas restantes. A definição dos finalistas será realizada em jogo único.

Como os pontos obtidos na primeira fase seguem valendo no mata-mata, as equipes estão com a calculadora na mão para saber quem enfrentam nas semis, marcadas para domingo. O time com melhor campanha vai jogar contra o quarto colocado, enquanto o segundo e o terceiro fazem o outro duelo.

Confira como cada um dos duelos pode acontecer:

São Paulo x Mirassol

Diego Costa, zagueiro do São Paulo, em ação em partida contra o Mirassol - Divulgação/São Paulo FC - Divulgação/São Paulo FC
Imagem: Divulgação/São Paulo FC

Esse é o único cenário possível para o São Paulo. A equipe do Morumbi ficará com a primeira posição geral independentemente se eliminar a Ferroviária nos pênaltis ou durante os 90 minutos. Dessa maneira, jogaria em casa contra o Mirassol, dono da quarta melhor campanha da semifinal.

Corinthians x Mirassol

Fagner durante a partida entre Corinthians e Mirassol, em Volta Redonda, pelo Campeonato Paulista - Rodrigo Coca / Agência Corinthians - Rodrigo Coca / Agência Corinthians
Imagem: Rodrigo Coca / Agência Corinthians

Se o São Paulo for eliminado para a Ferroviária, o Corinthians terá pela frente o Mirassol. Com o time do Morumbi fora da disputa, a equipe de Vagner Mancini assumiria a primeira posição geral e decidiria a vaga para a final na Neo Química Arena.

Corinthians x Palmeiras

Gil e Willian disputam bola durante Corinthians x Palmeiras em clássico no Brasileirão - Ettore Chiereguini/AGIF - Ettore Chiereguini/AGIF
Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

O dérbi paulista acontecerá com uma combinação de resultados: o São Paulo eliminando a Ferroviária e o Palmeiras tirando o Bragantino. Nesse cenário, o Corinthians ficaria com a segunda melhor campanha e o Palmeiras, com a terceira.

Corinthians x Bragantino

Lucas Evangelista disputa a bola com o seu xará, o Lucas Piton - Diogo Reis/AGIF - Diogo Reis/AGIF
Imagem: Diogo Reis/AGIF

A situação aqui é semelhante à de cima, mudando apenas o classificado do duelo entre Bragantino e Palmeiras. O jogo contra o Corinthians aconteceria caso o São Paulo eliminasse a Ferroviária.

Ferroviária x Palmeiras

Palmeiras e Ferroviária, pela primeira fase do Paulistão - Cesar Greco/Palmeiras - Cesar Greco/Palmeiras
Imagem: Cesar Greco/Palmeiras

Esse cenário prevê eliminações do São Paulo e do Bragantino. Assim, o Corinthians assumiria a melhor campanha, deixando Ferroviária e Palmeiras como rivais. A indefinição ficaria apenas sobre quem jogaria em casa.

As duas equipes estão com 21 pontos e com o mesmo saldo de gols, mas o time de Araraquara leva vantagem no número de gols marcados: 20 a 18 do Palmeiras. Caso ambos vençam suas partidas no tempo regulamentar, o time de Abel Ferreira precisaria vencer por uma margem maior que a Ferroviária ou fazer três gols a mais que eles - por exemplo, 5 a 2 e 3 a 0.

Ferroviária x Bragantino

Bragantino e Ferroviária, pela primeira fase do Paulistão - Ari Ferreira/Red Bull Bragantino - Ari Ferreira/Red Bull Bragantino
Imagem: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

Caso esse confronto aconteça, há a chance maior de ser com mando do Bragantino. A equipe tem dois pontos a mais que a Ferroviária e garantiria a segunda melhor campanha caso vencesse o Palmeiras nos 90 minutos. Se o jogo for para os pênaltis, a Ferroviária ficará com a segunda melhor campanha caso tenha vencido o São Paulo no tempo regulamentar.