Topo

Cruzeiro

Jovens da base barram veteranos contratados pelo Cruzeiro em 2021

Matheus Pereira e Weverton ocupam vaga no time titular e deixam experientes na reserva  - Bruno Haddad/Cruzeiro
Matheus Pereira e Weverton ocupam vaga no time titular e deixam experientes na reserva Imagem: Bruno Haddad/Cruzeiro

Guilherme Piu

Do UOL, em Belo Horizonte

14/05/2021 04h00

O Cruzeiro contratou até agora nove reforços para a temporada 2021, mas o rendimento da maioria daqueles que chegaram há cerca de cinco meses deixa a desejar, tanto que apenas um terço dos contratados terminou o Campeonato Mineiro como titular. Foram eles: os volantes Rômulo e Matheus Barbosa, e o atacante Bruno José.

Atletas rodados e com boa bagagem foram contratados pela Raposa neste ano, mas nem mesmo a experiência desses fez com que garantissem presença no 11 inicial celeste. Casos especificamente do zagueiro Eduardo Brock, de 30 anos, e do lateral esquerdo Alan Ruschel, de 31, que ficam no banco de reservas para garotos com idade sub-20, como Weverton (18 anos) e Matheus Pereira (20 anos), respectivamente.

"Fico feliz, vou fazer um ano já no profissional, inicial no Campeonato Brasileiro [da Série B de 2020]. Eu me cobro bastante, fico feliz que venho tendo essa evolução no profissional. Eu busco a cada dia evoluir, melhorar, parte técnica, parte defensiva, ofensiva. Eu fico muito feliz com essa evolução, espero cada vez mais crescer e o mais importante é ajudar o Cruzeiro", comentou Matheus Pereira em entrevista na Toca II.

Ruschel, por exemplo, começou o ano com a condição de titular, mas as apresentações ruins com Felipe Conceição nos jogos iniciais — contra Uberlândia, Caldense, URT, São Raimundo/RR, América-MG e Tombense — o levaram para o banco. O capitão da Chapecoense na campanha do título da Série B do ano passado vai completar dois meses sem jogar no Cruzeiro.

Para Weverton, uma das revelações da base cruzeirense, o time passa por um processo de evolução coletiva, o que é normal no futebol e causa mudanças na equipe.

"Isso é normal do futebol [evolução coletiva], tem que ter um tempo de entrosamento. E acho que nossa equipe está bem entrosada e sei que vamos evoluir cada vez mais", garantiu o jovem Weverton.

Os outros contratados

Os demais contratados pela Raposa em 2021 são o volante Matheus Neris (22 anos), o meia Marcinho (25 anos), e o atacante Felipe Augusto (29 anos), todos esses também com condição de reservas. A mais recente aquisição, o jovem Guilherme Bissoli (23 anos), que chegou há menos de duas semanas emprestado do Athletico-PR, fez sua estreia na derrota por 3 a 1 para o América-MG, no jogo de volta da semifinal do Campeonato Mineiro. Entretanto, o garoto nem sequer teve tempo de mostrar serviço e dará sequência ao seu processo de ambientação no clube para brigar por vaga no time na Série B do Brasileirão.

Uma disputa pelo menos ele já ganhou, que foi a de poder sentar no banco de reservas na vaga do boliviano Marcelo Moreno. O veterano nem sequer foi relacionado para o clássico da semifinal do Mineiro.

Mais jovens no time titular

Adriano é outro jovem da base do Cruzeiro que ocupa vaga de titular com Felipe Conceição, mantendo um status que vem desde o tempo de Luiz Felipe Scolari como técnico da equipe. O meio-campista tem 21 anos e deixa no banco, por exemplo, Jadson que tem 27 anos.

Os reforços do Cruzeiro para 2021

Zagueiro: Eduardo Brock
Lateral esquerdo: Alan Ruschel
Volantes: Matheus Neris, Matheus Barbosa e Rômulo
Meia: Marcinho
Atacantes: Felipe Augusto, Bruno José e Guilherme Bissoli

Cruzeiro