Topo

Gareca impede vacinação da seleção peruana para não furar fila prioritária

Ricardo Gareca - Getty Images
Ricardo Gareca Imagem: Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

14/05/2021 17h36

Ricardo Gareca, atual técnico da seleção peruana de futebol impediu ontem (13), que seus atletas fossem vacinados contra a covid pela Conmebol, o que faria com que eles furassem a fila e fossem vacinados antes de pessoas prioritárias.

A Conmebol iria vacinar todos os 50 jogadores da pré-lista de Gareca para a Copa América e toda a comissão técnica, mas o treinador se opôs ao processo questionando por qual motivo essas doses não iriam para pessoas prioritárias como idosos ou portadores de doenças.

Além disso, as vacinas fornecidas pela entidade são Sinovac, que não são aceitas no Peru nem na Argentina, com isso, a Conmebol decidiu que aplicaria vacinas Pfizer, que são aceitas no país.

O Ministro de Saúde do Peru, Óscar Ugarte, confirmou a suspensão da vacinação para a equipe técnica e para os jogadores após o ato do técnico da seleção.

A Conmebol já envolveu em uma polêmica similar ao vacinar a delegação do Atlético Goianiense quando o time estava no Paraguai para jogar pela Sul-Americana.

No Peru, mais de 64 mil pessoas já morreram por causa da covid e a vacina da Pfizer só está sendo aplicada em pessoas acima de 70 anos.