Topo

Conselheiro do Sport faz comentários homofóbicos sobre Gil do Vigor

Gilberto Nogueira, o Gil do Vigor, é contratado da Globo - Reprodução/TV Globo
Gilberto Nogueira, o Gil do Vigor, é contratado da Globo Imagem: Reprodução/TV Globo

Bruno Fernandes e Josué Seixas

Colaboração para o UOL, em Maceió

14/05/2021 17h06

Um áudio de teor homofóbico contra o ex-participante do BBB Gil do Vigor divulgado em um grupo do WhatsApp de conselheiros do Sport ganhou repercussão nas redes sociais nesta sexta-feira (14). As mensagens são atribuídas a Flávio Koury, que se mostra revoltado com a clássica coreografia do economista encenada na Ilha do Retiro. O quarto colocado do reality disse, em seu perfil no Twitter, que se sentiu magoado com as ofensas.

Torcedor do Sport, Gil foi convidado pelo clube para conhecer o estádio na última quarta-feira. Lá, ele posou para fotos, deu entrevista e fez a famosa coreografia "tchaki tchaki". O vídeo da visita gerou pouco mais de 1.2 milhão de visualizações nas redes sociais do clube.

"Se ele tivesse feito essa dancinha na casa dele ou no bordel, eu não estava nem aí. Foi dentro da Ilha do Retiro, né rapaz? Isso é uma desmoralização! Isso é ausência de vergonha na cara. É isso que estamos vivendo. Não tem mais respeito por pai e filho. É a depravação. Isso é o retrato do que o PT deixou pra gente. É exatamente isso", disse o membro do conselho em um áudio enviado ao UOL pelo também conselheiro e deputado estadual, Romero Albuquerque (PP).

"1,2 milhões [sic] de pessoas achando que o Sport só tem viado, só tem bicha. Vai vender é camisa. A viadagem todinha vai comprar. Vai ser lindo! Se ele tivesse feito a dancinha na casa dele ou no bordel, eu não estava nem aí. Foi dentro da Ilha do Retiro, né rapaz? Isso é uma desmoralização! Isso é ausência de vergonha na cara. É isso que estamos vivendo", completou Flávio Koury.

Conselheiro do Sport pede a expusão de advogado que fez comentários homofóbicos contra Gil - Reprodução - Reprodução
Conselheiro do Sport pede a expusão de advogado que fez comentários homofóbicos contra Gil
Imagem: Reprodução

Ao UOL Esporte, o deputado informou que solicitou a expulsão do advogado do quadro de conselheiros e que também pediu à mesa diretora uma reunião extraordinária para tratar sobre o assunto. Ainda de acordo com o deputado, a atitude do conselheiro não representa o time nem mesmo o grupo de conselheiros

"Ele não tem respeito por ninguém. Ofende diretores, técnicos, colegas conselheiros, jogadores e, agora, a nossa torcida. Inaceitável que alguém tenha esse pensamento em 2021. A diversidade faz parte da democracia. Pensamentos como os de Flávio Koury, não. O Sport fez 116 anos ontem, e nossa história é plural. O time é de brancos, negros, héteros, homossexuais, de todos. Isso construiu o maior do Nordeste", disse o deputado.

Gil diz que ofensas "machucam"

No Twitter, Gil do Vigor disse que esse foi o primeiro ataque homofóbico que ele sofreu após deixar o programa e se sente machucado.

"Primeiro ataque homofóbico que me deparo após o BBB e posso garantir, ainda machuca MUITO! Mas sigo firme e providências serão tomadas. Tirando o dia off para não perder minha alegria por tudo que venho vivendo...... É muita dor!", escreveu.

Primo defende homofobia de conselheiro

Também membro do conselho do Sport, Jaime Koury, primo de Flávio, saiu em defesa do parente. Em mensagem de áudio enviada a Romero Albuquerque, disse que também iria pedir o afastamento do parlamentar do conselho, por expor a agremiação na sociedade. Ele acusa o deputado de usar o clube como palanque político.

"Tudo que o deputado queria. É o defensor dos fracos e dos inocentes. Olha ai que maravilha, deputado. O senhor é fantástico, o senhor não me representa nem representa o Sport. O senhor é apenas um conselheiro e o senhor fez de propósito, de sacanagem, característica de quem é covarde e conseguiu apunhalar 249 conselheiros", disse o primo de Flávio Koury.

Após a repercussão do caso nas redes sociais, o presidente do Sport, Milton Bivar, repudiou a atitude do conselheiro. "O Sport Club do Recife é de todos. Gil do Vigor é e será sempre um legítimo representante das cores do Sport. Um clube plural, do povo. A maior torcida do Norte/Nordeste. Não segregamos quem ama o Sport. O amor que une nossa torcida ao clube é incondicional. Obrigado Gil, por levar o nome do Sport para todo o mundo.", disse Milton Bivar, em sua conta no Twitter.

Procurado, Flávio Koury ainda não se pronunciou.