Topo

Grêmio

O que se sabe sobre a contratação de Douglas Costa pelo Grêmio

Douglas Costa está acertado com Grêmio, que aguarda documento da Juventus - AFP PHOTO / BAYERN MUNICH / Alexander Hassenstein
Douglas Costa está acertado com Grêmio, que aguarda documento da Juventus Imagem: AFP PHOTO / BAYERN MUNICH / Alexander Hassenstein

Jeremias Wernek e Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

13/05/2021 14h52

Douglas Costa está acertado com o Grêmio e depende da liberação da Juventus para efetivar seu retorno ao clube. O acordo foi encaminhado com reunião e conversas ao longo dos últimos dias é repleto de detalhes.

Para simplificar, a reportagem do UOL Esporte separou algumas perguntas e respostas sobre o regresso do meia-atacante de 30 anos ao Tricolor.

Quando deve se concluir

Segundo apurou o UOL Esporte, uma reunião entre Douglas e a Juventus deve ocorrer amanhã (sexta-feira) e definir a liberação do atleta. O jogador tem uma sinalização positiva para saída e informou ao clube gaúcho que isso irá se efetivar. Os brasileiros aguardam um documento para oficializar o tema.

Tempo de contrato

Grêmio e Douglas Costa se acertaram por um vínculo de dois anos.

Qual modelo de negócio

Jogador e clube esperam a conclusão de um acordo em definitivo, com Douglas rescindindo vínculo que possui na Itália.

Como será o pagamento?

Para se aproximar — dentro dos padrões financeiros do clube — do que Douglas Costa pretendia receber, ainda que menos do que ele ganha na Europa, o Grêmio estabeleceu um modelo de lucros fixos e variáveis. Douglas terá um salário, receberá um valor de luvas mensal e ainda um bônus por participação em jogos com metas estabelecidas no contrato.

E a folha mensal do clube?

Douglas Costa será o maior salário da folha de pagamentos do Grêmio, mesmo reduzindo sua pedida. Porém, o valor está dentro de um teto que o clube se vê em condições de pagar.

Por que o Grêmio?

Douglas volta ao Tricolor por desejo pessoal. Cria da base gremista, ele deixou o clube muito cedo e prometeu retornar para dar as alegrias que o torcedor sempre esperou desde seu surgimento. Para acertar com o time azul, branco e preto, rejeitou ofertas do Qatar e da Turquia, e ainda teve sondagens da MLS e de outros clubes da Europa.

Vem mais?

O importante investimento no meia-atacante não fará o Grêmio parar de contratar. Porém, irá mudar o perfil. A direção ainda procura dois reforços, mas agora partirá para atletas que demandem investimento menor e cheguem para "compor grupo".

Grêmio