PUBLICIDADE
Topo

Inglês - 2020/2021

Firmino faz 2, e Liverpool vence Manchester United no Inglês

Roberto Firmino comemora gol do Liverpool no clássico contra o Manchester United, pelo Campeonato Inglês - Getty Images
Roberto Firmino comemora gol do Liverpool no clássico contra o Manchester United, pelo Campeonato Inglês Imagem: Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo

13/05/2021 18h13

Classificação e Jogos

O Liverpool venceu o Manchester United por 4 a 2 hoje, em Old Trafford, pelo Campeonato Inglês. Com gols de Diego Jota, Salah e Roberto Firmino (2), os comandados de Jurgen Klopp mantiveram viva a oportunidade de garantir uma vaga na próxima edição da Liga dos Campeões. Bruno Fernandes e Rashford marcaram para os donos da casa.

O destaque da partida ficou para o atacante brasileiro Firmino, que finalizou um jejum de 15 jogos com dois gols em um dos principais clássicos da Inglaterra. Esta é a segunda vez que ele marca duas vezes na mesma partida, nesta temporada. A primeira foi na ida, contra o Crystal Palace, na goleada por 7 a 0.

Com 60 pontos, o Liverpool assumiu a quinta colocação do torneio e fica em briga direta com o Leicester e com o Chelsea, que estão com 66 e 64 pontos, respectivamente. Vale ressaltar que o time de Anfield tem um jogo a menos. Caso conquiste os nove pontos que disputará, dependerá de um deslize dos rivais para conquistar o espaço entre os quatro primeiros.

A partida aconteceu 11 dias após o adiamento por contra dos protestos organizados pela torcida do Manchester United contra os atuais mandatários do clube inglês. Na ocasião, o Old Trafford foi invadido por torcedores, que ocasionaram o cancelamento do confronto em sua data oficial. Desta vez, a mobilização dos torcedores voltou a acontecer, mas com a segurança reforçada, o que permitiu que o clássico acontecesse.

Primeiro tempo

Aos três minutos de jogo, Alexander-Arnold deu um bom passe para Firmino, que invadiu a área do Manchester United e tentou chutar cruzado. O zagueiro Baily evitou o perigo. Os comandados de Klopp reclamaram de um toque de mão, porém, foi marcado apenas escanteio para o Liverpool.

Perto dos cinco minutos, Cavani respondeu o susto tomado anteriormente. O goleiro Alisson deu uma bola nos pés do atacante uruguaio, que não acertou o gol e evitou que o erro do goleiro brasileiro custasse mais caro para os visitantes.

Aos nove minutos de jogo, o Manchester United abriu o placar. A jogada começou com um passe longo de Pogba para Rashford, que encontrou Wan-Bissaka entrando na área. O lateral achou Bruno Fernandes livre, que recebeu e bateu de três dedos. A bola desviou no zagueiro Phillips, não dando chance para Alisson.

Com 26 minutos de jogo, após a sobra de um escanteio, houve um choque entre Baily e Phillips, porém, o lateral do Manchester United acertou a bola primeiro. Por mais que o árbitro tivesse marco o pênalti no primeiro instante, o VAR revisou o lance e a marcação foi anulada. Aos 33, Diogo Jota empatou o jogo com muita categoria ao desviar um chute de letra e deixar Henderson sem condições de evitar o gol.

Nos acréscimos, Roberto Firmino aproveitou um cruzamento de Arnold e de cabeça virou o jogo para o Liverpool, quebrando uma sequência negativa de 15 jogos sem marcar.

Segundo tempo

Com apenas dois minutos de jogo, Roberto Firmino aproveitou o erro na saída de bola do Manchester United e o rebote do goleiro Handerson e garantiu mais uma folga no placar.

Mesmo com um melhor aproveitamento do Liverpool, aos 22 minutos de jogo, Cavani deu um passe para Rashford, que ficou cara a cara com Alisson e diminuiu a vantagem dos visitantes.

Depois do gol, o United tentou igualar o resultado, enquanto o Liverpool passou e a se defender e atacar o adversário com contra-ataques. Porém, mesmo com a emoção da reta final, o time de Anfield manteve a frente no placar e concretizou a vitória com gol de Salah aos 44 minutos, o que garantiu três pontos importantes para as últimas rodadas da Premier League.

Próximos compromissos

O Manchester United volta aos gramados na próxima terça-feira, 18, contra o Fulham e termina a participação no Campeonato Inglês no domingo, 23, contra o Wolves, fora de casa.

Depois disso, no dia 26 de maio, os Red Devils disputarão a final da Liga Europa, contra o Villarreal.

Já o Liverpool tem mais três jogos para finalizar a Premier league. Neste domingo, 16, enfrenta o West Bromwich, depois visitará o Burnley, na quarta-feira, 19, e finalizará a competição jogando em casa contra o Crystal Palace, no domingo, 23.