Topo

Liga dos Campeões - 2020/2021

Guardiola sobre final da Champions: 'Infelizmente a Uefa escolheu assim'

Pep Guardiola chega para jogo do Manchester City contra o Tottenham pela Premier League - Matt McNulty - Manchester City/Manchester City FC via Getty Images
Pep Guardiola chega para jogo do Manchester City contra o Tottenham pela Premier League Imagem: Matt McNulty - Manchester City/Manchester City FC via Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo

13/05/2021 15h28

Pep Guardiola comentou sobre a mudança da sede da final da Liga dos Campeões. O confronto, que estava marcado para acontecer no Estádio Olímpico de Ataturk, em Istambul, foi realocado para o Estádio do Dragão, em Portugal.

A UEFA decidiu assim e iremos lá; Nunca tive a oportunidade de voltar a Istambul nem à Turquia desde a minha experiência como jogador no Barcelona, mesmo nos jogos da Liga dos Campeões", começou por dizer o treinador, que lamentou:

"Gostava de lá voltar por causa do Gundogan, mas infelizmente a UEFA decidiu por Portugal. Sem problema."

Segundo a Uefa, a decisão veio à tona para não privar os torcedores de poder acompanhar a decisão. Diante disso, com a Turquia na 'lista vermelha' do governo britânico, em relação à pandemia de coronavírus, foi necessário tomar uma atitude.

A 'nova' final

A Uefa, entidade responsável pelo futebol europeu, anunciou hoje que a final da Liga dos Campeões será disputada na cidade de Porto, em Portugal. A partida será entre os ingleses Chelsea e Manchester City.

Em comunicado, a Uefa informou que fez a mudança para facilitar as viagens de torcedores ingleses durante a pandemia do novo coronavírus. O jogo terá público reduzido, com capacidade máxima de seis mil pessoas.

Anteriormente, a partida estava marcada para acontecer em Istambul, na Turquia, mas temendo a inviabilidade de viagens para torcedores, a decisão foi levar o jogo para perto da Inglaterra.

Ressurgimento da Europa

Aleksander Ceferin agradeceu o governo português por aceitar sediar a final da Liga dos Campeões no dia 29 de maio. Durante o pronunciamento oficial, o presidente da Uefa disse que acredita que a decisão pode ser um marco importante para a Europa.

"Espero que a final seja um símbolo de esperança no ressurgimento da Europa após um período difícil e que os adeptos que viajem para ver o jogo possam mais uma vez dar voz para mostrarem esta final como a melhor do futebol ao nível de clubes", disse ele.