Topo

Palmeiras

Palmeiras pode garantir liderança na Libertadores e priorizar o Paulistão

Palmeiras está garantido nas oitavas de final da Libertadores - Cesar Greco
Palmeiras está garantido nas oitavas de final da Libertadores Imagem: Cesar Greco

Guilherme Amaro

Colaboração para o UOL, em São Paulo

12/05/2021 04h00

Classificado às oitavas de final da Copa Libertadores da América com duas rodadas de antecedência, o Palmeiras garantirá a liderança do Grupo A se o Defensa y Justicia-ARG não vencer o Univesitario-PER hoje, em Lima. Os 100% de aproveitamento pelo torneio continental podem dar tranquilidade para o Verdão e fazer o técnico Abel Ferreira, quem diria, transformar em prioridade o Campeonato Paulista, até então em segundo plano do clube nesta maratona de jogos.

O Palmeiras enfrentará o Red Bull Bragantino na noite desta sexta-feira (14), em Bragança Paulista, pelas quartas de final do Paulistão. Caso avance no duelo único, disputará a semifinal já no domingo, dois dias antes de receber o Defensa y Justicia, pela quinta rodada da Libertadores.

A tendência é de que os titulares sejam preservados do duelo com o Red Bull Bragantino, já que encararam uma partida desgastante na altitude de Quito, no Equador, a 2.850 metros acima do mar. O técnico Abel terá dois dias para preparar a equipe, nas atividades de hoje e amanhã.

Abel cansou de dizer que o Paulistão seria um laboratório, ao mesmo tempo em que chegou até a atacar a Federação Paulista de Futebol por conta do calendário apertado. No entanto, com a boa situação na Libertadores e, considerando que o Paulista está a quatro jogos de um possível título, o campeonato estadual pode mudar de status na Academia.

Além disso, o Palmeiras não terá grande desgaste com viagem. Se avançar no duelo em Bragança Paulista, vai encarar no máximo um deslocamento até Araraquara para enfrentar a Ferroviária. Os outros possíveis adversários na eventual semifinal são São Paulo e Corinthians, enquanto, pela Libertadores, os próximos dois jogos serão em casa.

O Palmeiras iniciou sua campanha pelo Paulistão em meio à disputa da final da Copa do Brasil. Depois, ainda lutou pelos títulos da Recopa Sul-Americana e da Supercopa. Aí veio a Libertadores. Por isso, Abel Ferreira passou a utilizar reservas no Paulistão, e o Verdão só se classificou às quartas de final na última rodada da fase de grupos, muito graças à derrapada do Novorizontino, que somou dois pontos nos quatro jogos finais.

Na semana passada, antes de conseguir classificação ao mata-mata, Abel ameaçou escalar até o "sub-17" no clássico contra o Santos, na penúltima rodada da fase de grupos.

"Temos 24 horas para preparar cada jogo. Já falamos o que significa o Paulista. Muita gente fala da nossa organização, mas não organizamos a pandemia, não temos culpa de fazer dois jogos a cada três dias. Temos que priorizar as competições. No Paulista vamos fazer o que for possível", justificou Abel na ocasião.

Palmeiras