Topo

Palmeiras

Palmeiras: Estreante na altitude, Abel revela que tática veio dos jogadores

Marcos Rocha, um dos veteranos em ação pelo Palmeiras contra o Independiente del Valle na Libertadores - Franklin Jacome/Getty Images
Marcos Rocha, um dos veteranos em ação pelo Palmeiras contra o Independiente del Valle na Libertadores Imagem: Franklin Jacome/Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo

12/05/2021 00h33

O português Abel Ferreira enfrentou a altitude como treinador pela primeira vez na carreira e viu o Palmeiras vencer o Independiente del Valle por 1 a 0, em Quito, no Equador, a 2.850 metros acima do mar, pela Copa Libertadores da América. O técnico revelou que a estratégia de atuar com as linhas baixas à espera do rival partiu dos jogadores.

"Minha função é estudar nossos adversários e perceber o que fizeram no presente e no passado. Os que vieram aqui procurando jogo com intensidade saíram humilhados. A estratégia foi partilhada com os jogadores. É minha primeira vez jogando na altitude, quis ouvir os mais experientes e os mais novos para traçar uma estratégia. Portanto, hoje, a estratégia tática não foi minha, foi dos jogadores. Eles que me ajudaram e se comprometeram com essa estratégica tática", afirmou Abel, em entrevista coletiva após a partida.

"Quero dizer que tenho certeza de que muitos jogadores que hoje treinam podem ser técnicos no futuro, porque hoje vimos aqui uma equipe que teve a arte de saber se defender bem", acrescentou o treinador.

O Palmeiras impôs a primeira derrota do Independiente del Valle atuando em casa na Libertadores, após 23 jogos disputados em sete edições do torneio. O resultado garantiu ao Verdão a classificação às oitavas de final com duas rodadas de antecedência.

Com 100% de aproveitamento, o Palmeiras lidera o Grupo A, com 12 pontos. Na próxima terça-feira (18), o time recebe o Defensa y Justicia-ARG, no Allianz Parque.

Palmeiras