PUBLICIDADE
Topo

Futebol

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Lavieri: "Palmeiras conseguiu casca importante para Libertadores"

Do UOL, em São Paulo

12/05/2021 12h00

Classificação e Jogos

O Palmeiras não se intimidou com a altitude e venceu o Independiente del Valle por 1 a 0, nesta terça-feira (11), pela Libertadores. Com o resultado, a equipe não só assegurou sua classificação antecipada para as oitavas de final do torneio como é o único brasileiro com 100% de aproveitamento.

No Fim de Papo, live pós-rodada do UOL Esporte - com os jornalistas Vinícius Mesquita, José Trajano, Alicia Klein e Danilo Lavieri - os comentaristas analisaram a atuação do Palmeiras e ressaltaram os feitos obtidos pelo treinador Abel Ferreira e seus comandados.

"Para continuar disputando títulos, o Palmeiras tem conseguido uma casca importante. Jogar na altitude, conseguir um feito inédito, pressão do adversário, altitude, jogar fora de casa pressionado o tempo inteiro e com uma estratégia nova... Isso é algo para se exaltar bastante o Abel, que tem conseguido emplacar diferentes estratégias de acordo com o adversário. Nem sempre vai funcionar, mas em boa parte do tempo tem funcionado", disse Lavieri.

O Independiente del Valle nunca havia perdido em casa em partidas válidas por competições sul-americanas. A invencibilidade da equipe equatoriana como mandante era de 30 jogos, mas a longa sequência acabou nesta terça.

Alicia considera que os frutos da estratégia de usar reservas em jogos no Paulista tem surtido efeito agora. "Por mais que tenha sido um placar magro, era teoricamente o jogo mais difícil. Foi na altitude, contra um adversário forte e que nunca tinha perdido em casa em competições sul-americanas. Mérito do Abel e de como consegue disciplina tática o jogo inteiro. O Palmeiras vai encaminhando o que fez no ano passado. A campanha é muito impressionante e ele consegue fazer gestão de elenco nesse calendário maluco", elogiou.

Lavieri concorda. "Essa força é resultado da estratégia acertada de jogar com time B ou C no Paulista. Colocou em risco a classificação no estadual, mas tem resultado positivo na Libertadores. Na partida de hoje, só o Danilo tinha jogado contra a Ponte Preta. O Patrick de Paula fez um jogo muito bom contra o Del Valle. Comandou a marcação e fez a ligação rápida com o ataque", avaliou.

Alicia também gostou da atuação de Patrick de Paula, mas também destacou outro meio-campista. "O Patrick vem sendo muito importante desde o ano passado. Ele é jovem, mas segura a bronca nesses jogos importantes e difíceis. O Felipe Melo jogou bem. Não acho que tenha merecido o cartão amarelo. Essa composição do meio-campo tem sido um dos grandes trunfos do Abel Ferreira", concluiu.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Futebol