Topo

Fluminense

Confiança no Maraca: Flu está invicto há 36 anos no estádio na Libertadores

Invicto há 36 anos no Maracanã pela Libertadores, Fluminense aposta em fator casa contra o Independiente Santa Fe-COL - Divulgação/Fluminense FC
Invicto há 36 anos no Maracanã pela Libertadores, Fluminense aposta em fator casa contra o Independiente Santa Fe-COL Imagem: Divulgação/Fluminense FC

Caio Blois

Do UOL, no Rio de Janeiro

12/05/2021 04h00

Após duas epopeias para jogar fora de casa na Libertadores, o Fluminense volta ao Maracanã pela competição. E confia na mística especial que o envolve no estádio ternacional, onde não perde há 36 anos. O adversário do jogo de hoje (12), às 21h, é o Independiente Santa Fe-COL, concorrente direto pela vaga. Uma vitória do Tricolor praticamente elimina o time colombiano.

Líder em uma chave embolada, o Flu terá duas oportunidades de carimbar a classificação para a segunda fase atuando em seus domínios. Depois de somar quatro pontos em jogos como visitante, saldo considerado positivo por conta da força dos adversários, o Tricolor terá o primeiro embate contra os colombianos depois de um empate com graves erros de arbitragem contra o Junior-COL em Guayaquil.

"O mais importante é a gente se impor dentro de casa. A gente vê o respeito dos nossos adversários por se tratar do Fluminense. Mas agora é uma nova história e nós temos que construí-la durante os 90 minutos. E vai ser o que a gente vai fazer amanhã, vamos para cima, impondo nosso ritmo, agredindo a todo momento no ataque para fazer os gols e sair com a vitória", declarou Fred ao site oficial do clube.

Em 15 jogos no estádio, o Fluminense tem apenas três derrotas: duas em 1971 e outra em 1985, contra o Argentinos Juniors, seu último revés no Maracanã. De lá para cá, são 10 jogos, com sete vitórias e três empates.

A estreia em 2021 foi em sua casa, contra o temido River Plate. O empate no placar deixou um gostinho de que o Tricolor poderia ter melhor sorte. Agora, o Flu terá a chance de confirmar a superioridade sobre os colombianos. A diferença para o fator casa é que, em meio à pandemia de coronavírus, a torcida não estará presente no Maracanã. Em compensação, descansará da "maratona aérea" na competição.

"Ter a galera no estádio faz muita diferença. A gente sofre com isso, com a ausência, algo que já dura mais de um ano. E eu mais ainda, por ter voltado ao clube e ainda não ter tido a oportunidade de reencontrar a torcida. Mas a gente tem que se adaptar. O mundo vive um momento complicado, a gente entende, e enquanto isso nós vamos aguardando essa volta da torcida ansiosamente", declarou o camisa 9.

Para o confronto, o técnico Roger Machado não deve fazer mudanças na equipe que vem atuando pela Libertadores. A classificação para a final do Campeonato Carioca dá tranquilidade ao treinador, que ganhou opções nos testes feitos no Estadual. A semana terá a primeira das decisões, e o Flu tem força máxima com o retorno de Egídio, desfalque em Guayaquil por conta de uma suspensão.

FICHA TÉCNICA

COPA LIBERTADORES DA AMÉRICA

FLUMINENSE x INDEPENDIENTE SANTA FE-COL

Data: 12/05/2021, quarta-feira
Horário: , às 21h (de Brasília)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Eber Aquino (PAR)
Assistentes: Eduardo Cardozo (PAR) e Jose Maria Villagra (PAR)
Onde ver: Conmebol TV e Tempo Real do Placar UOL

FLUMINENSE: Marcos Felipe; Calegari, Nino, Luccas Claro, Egídio; Yago Felipe, Martinelli, Nenê; Luiz Henrique, Fred e Kayky. Técnico: Roger Machado.

INDEPENDIENTE SANTA FE: Castellanos; Carlos Arboleda, Torijano, Jeisson Palacios, Delgado; Giraldo, Pico e Serje; Osorio, Árias e Jorge Ramos. Técnico: Harold Rivera.

Fluminense