Topo

Atlético-MG

Ex-Galo, Rodrigo Santana deve assumir primeiro rival do Cruzeiro na Série B

Rodrigo Santana comandou o Atlético-MG em 41 partidas na temporada 2019 - Bruno Cantini / Atletico
Rodrigo Santana comandou o Atlético-MG em 41 partidas na temporada 2019 Imagem: Bruno Cantini / Atletico

Henrique André

Do UOL, em Belo Horizonte

12/05/2021 12h40

O Confiança-SE deve anunciar nas próximas horas o novo treinador, que será responsável por conduzir a equipe na Série B do Campeonato Brasileiro. Após demitir Daniel Paulista, principalmente pelos insucessos nas Copas do Brasil e Nordeste, além da derrota para o maior rival na semifinal do Campeonato Sergipano, o "Gigante Operário", conforme apurou o UOL Esporte, deve ter Rodrigo Santana, ex Atlético-MG, como comandante.

Sem clube desde que deixou o Coritiba, em dezembro, Santana ganhou holofote em 2019, quando foi acionado pela diretoria do time mineiro para assumir, interinamente, a vaga deixada por Levir Culpi. De cara, teve pela frente o Cruzeiro de Fred e companhia na decisão do Estadual.

Vice-campeão naquela oportunidade, o treinador (assim que assinar o contrato) já sabe qual será o primeiro desafio na Segunda Divisão nacional: no final do mês, o Confiança-SE terá pela frente, justamente, a Raposa. Adversário indigesto, o time celeste também eliminou o Galo de Santana nas quartas de final da Copa do Brasil daquele ano.

Curiosamente, caso o duelo aconteça no dia 29 (a data ainda não foi confirmada), o debute de Santana pelo time sergipano acontecerá no dia de seu aniversário de 39 anos. No Atlético-MG, Santana foi de interino a efetivo ainda em 2019, após cair nas graças da diretoria e também do torcedor; pelo clube, trabalhou em 41 partidas, sendo semifinalista da Copa Sul-Americana e, por queda de rendimento da equipe na reta final do Campeonato Brasileiro, substituído por Vágner Mancini, hoje no Corinthians.

Dois anos antes, em 2017, o santista, radicado em Belo Horizonte, levou à URT, equipe de Patos de Minas, ao título de campeã do interior. No final do Estadual, foi eleito o melhor treinador da competição, desbancando Mano Menezes, que comandava o Cruzeiro, e Roger Machado, técnico do Atlético-MG naquele momento.

Apesar da idade, Santana exerce a carreira de treinador há vários anos. Ele acumula passagens por equipes como Juventus-SP - no time da Mooca, conseguiu acessos importantes no Paulistão -, Uberaba-MG, URT-MG, Atlético-MG, Avaí e Coritiba.

Atlético-MG