Topo

Copa da França - 2021

PSG vence o Montpellier nos pênaltis e vai à final da Copa da França

Mbappé comemora gol do PSG contra o Montpellier, pela Copa da França - AFP
Mbappé comemora gol do PSG contra o Montpellier, pela Copa da França Imagem: AFP

Do UOL, em São Paulo

12/05/2021 18h03

O PSG sofreu, mas está na final da Copa da França. Na tarde de hoje, o time comandado por Mauricio Pochettino venceu o Montpellier nos pênaltis (6 a 5) após empate por 2 a 2 no tempo normal, no Stade de la Mosson, e manteve viva a principal chance de título na temporada — a equipe tem situação complicada no Campeonato Francês.

Sem Neymar e Di María, que começaram o jogo no banco de reservas, coube a Mbappé, voltando de lesão, a missão de comandar o PSG rumo à decisão. Deu certo. Foi dele os dois gols da equipe nesta quarta-feira. Laborde e Delort marcaram para os donos da casa. Nas penalidades, foram dez pênaltis convertidos em seguida até que Sambia desperdiçasse para o Montpellier. Moise Kean foi o responsável pela cobrança que definiu a classificação do PSG.

Agora, o PSG aguarda o vencedor de Rumilly Vallières, da quarta divisão francesa, e Monaco, que disputam a outra semifinal nesta quinta-feira (13). A final será realizada no dia 19 de maio, no Stade de France.

O jogo

Em busca de uma vaga na final, o PSG começou a partida dominando as ações. Não demorou muito para isso se refletir no placar. Aos nove minutos, Mbappé recebeu ótimo passe de Gueye e finalizou na saída do goleiro para colocar o Paris Saint-Germain em vantagem.

O gol no início parecia um prenúncio de vitória tranquila para o Paris Saint-Germain. E bem que poderia ter sido. O time seguiu melhor durante boa parte da etapa inicial e desperdiçou ao menos duas boas oportunidades — uma delas com Mbappé. Pouco antes do intervalo, veio o castigo: aos 43 minutos, Laborde recebeu pelo lado esquerdo da área, limpou a marcação e conseguiu um forte chute cruzado para empatar o placar.

Mas, logo no início do segundo tempo, brilhou mais uma vez a estrela de Mbappé. O camisa 7 arrancou pela esquerda, invadiu a área e passou no meio de dois marcadores antes de finalizar para o gol.

A vantagem deu tranquilidade, mas não resolveu a partida para o PSG. O time pressionou muito, é verdade, só que parou na defesa do Montpellier. Aconteceu que o enredo da primeira etapa se repetiu quando Delort, a menos de dez minutos do fim, recebeu cruzamento de Laborde e empatou o placar mais uma vez — curiosamente, o gol saiu instantes após Pochettino tirar Mbappé de campo. Neymar foi acionado e entrou em ação logo depois.

Os pênaltis

Na disputa das penalidades, o sofrimento do PSG não foi menor. Isso porque as duas equipes acertaram as cinco cobranças a que tinham direito — Marquinhos e Neymar converteram — e a disputa foi para as cobranças alternadas. Logo no início da nova série, Sambia isolou ao mandar a bola por cima da meta. Na sequência, Kean foi para a bola e definiu a classificação do PSG, que busca o seu 14º título na competição.