Topo

Libertadores - 2021

OPINIÃO

Colunistas: Defesa do Fla ou ataque do Palmeiras carece de maior evolução?

Jogadores do Unión La Calera comemoram gol de Ariel Martínez contra o Flamengo - Pablo Sanhueza - Pool/Getty Images
Jogadores do Unión La Calera comemoram gol de Ariel Martínez contra o Flamengo Imagem: Pablo Sanhueza - Pool/Getty Images

Do UOL, em Santos (SP)

12/05/2021 12h24

Resumo da notícia

  • Colunistas dizem o que precisa melhorar mais: defesa do Fla ou ataque do Palmeiras
  • "A defesa do Flamengo é muito mais preocupante", analisa o colunistas Menon
  • Milton: "Evidentemente a defesa do Fla, que está perdida desde a saída de Pablo Marí"
  • Renato: "Que defesa? Esse setor não existe no sistema tático do Rogério Ceni"

O sistema defensivo do Flamengo voltou a falhar na noite de ontem (11). O time rubro-negro levou dois gols no empate por 2 a 2 com o Unión La Calera e chegou aos sete tentos sofridos em quatro jogos da Copa Libertadores 2021. Até aqui, a defesa não conseguiu passar em branco na competição nacional uma vez sequer.

O Palmeiras, por sua vez, venceu o Independiente del Valle por 1 a 0, mas, apesar do resultado positivo, voltou a ter o setor ofensivo contestado, mais especificamente por conta do método de jogo reativo que Abel Ferreira vem aplicando na equipe.

Diante destes dois cenários, fizemos a seguinte pergunta aos colunistas do UOL Esporte: O que carece de melhora mais urgente: ataque do Palmeiras ou defesa do Flamengo? Veja o que eles responderam:

O sistema defensivo do Flamengo, constantemente exposto pela maneira do time jogar e com dificuldade na recomposição. O Palmeiras tem um dos melhores ataques da Libertadores, com média de quase três gols por partida.
ALICIA KLEIN

Defesa do Flamengo, claro. Na Libertadores, único parâmetro respeitável até junho, sofreu 7 gols em 4 jogos. Palmeiras marcou 11 gols até aqui no torneio continental. Segundo melhor ataque, só um gol atrás do Flamengo.
ANDRÉ ROCHA

Sem dúvida nenhuma, a defesa do Flamengo. Palmeiras fez cinco no Del Valle, três na Ponte e está se encaixando com Luiz Adriano e Rony. A defesa do Flamengo tem falhado de forma consistente em jogos importantes como o contra o La Callera.
DANILO LAVIERI

A defesa do Flamengo. Enquanto o Palmeiras estiver ganhando de 1 a 0 Abel Ferreira estará feliz.
JUCA KFOURI

A defesa do Flamengo é muito mais preocupante. Tem média de gols sofridos superior a 1.
MENON

A defesa do Flamengo. O time tem essa infinita e vibrante pulsão de ataque, e todos os que amam o futebol devem se curvar em agradecimento à ousadia. Mas o que acontece é que esse Flamengo que pulsa para atacar estará sempre mais exposto a sofrer gols. Quem gosta de jogar bola gosta de deixar jogarem bola, e essa é uma característica altamente celebrável do time de Rogerio Ceni. Claro que erros de saída de bola não deveriam acontecer e isso precisa ser ajustado. Mas o Flamengo de muitos gols, a continuar jogando assim, também sofrerá outro tanto de gols. O saldo sendo positivo para o time, nada de errado com isso. Muito pelo contrário.
MILLY LACOMBE

Evidentemente a defesa do Flamengo, que está perdida desde a saída de Pablo Marí. Rodrigo Caio tem se machucado muito e as outras opções não estão à altura do milionário elenco rubro-negro. É o calcanhar de Aquiles do excepcional time de Rogério Ceni.
MILTON NEVES

O problema na defesa do Flamengo é mais grave porque faz estrago maior. Contra o Unión la Calera os erros individuais lembraram o sistema defensivo do São Paulo de Diniz em seus piores dias.
PERRONE

Que defesa do Flamengo? Esse setor não existe no sistema tático do Rogério Ceni. E não vejo problema no ataque do Palmeiras.
RENATO MAURÍCIO PRADO

Defesa do Flamengo precisa melhorar muito. Time vem sofrendo gols em quase todos os jogos, muitos deles em jogadas de escanteio. É muito preocupante. Ataque do Palmeiras ainda carece de acertos, mas não chega a ser tão gritante.
RODOLFO RODRIGUES

A defesa do Flamengo. O time será exposto naturalmente pela forma que se comporta em campo, não tem como ter tudo no futebol. Mas é possível minimizar os erros de concentração e posicionamento dos defensores. Hoje, quem joga de zagueiro no Flamengo, precisa entender que será pouco atacado, mas quando isso acontecer, gerará situações extremamente complicadas. Tem que estar pronto para responder!
RODRIGO COUTINHO