Topo

Juventus

Juventus pode ser excluída do Campeonato Italiano se não deixar Superliga

Cristiano Ronaldo lamenta derrota da Juventus para o rival Milan - Valerio Pennicino/Getty Images
Cristiano Ronaldo lamenta derrota da Juventus para o rival Milan Imagem: Valerio Pennicino/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

10/05/2021 10h00

O presidente da Federação Italiana de Futebol, Gabriele Gravina, ameaçou hoje excluir a Juventus da Série A do Campeonato Italiano se o clube não deixar a Superliga.

"Se a Juventus não respeitar as regras, estará fora também para nós. Ela será excluída no momento de se inscrever para a próxima edição do Campeonato Italiano, caso não tiver se retirado da Superliga", disse Gravina.

A Superliga Europeia é um projeto que alguns dirigentes do futebol europeu têm defendido há alguns anos. Com a pandemia do novo coronavírus, alguns deles se uniram para tentar emplacar o projeto. Entretanto, por pressão da Fifa, Uefa, confederações nacionais e de suas próprias torcidas, nove, dos 12 clubes, desistiram do projeto.

Os clubes envolvidos na Superliga foram Atlético de Madri, Barcelona e Real Madrid (Espanha), Internazionale, Juventus e Milan (Itália), Arsenal, Chelsea, Liverpool, Manchester City, Manchester United e Tottenham (Inglaterra). Destes, só Real, Barça e Juve não se desligaram oficialmente, mas aceitaram a derrota.

Na prática, a Superliga seria um torneio continental com a participação de 20 clubes, dos quais 12 (os fundadores) não precisariam se classificar nem seriam rebaixados. A competição faria frente com a Liga dos Campeões e seria controlada por times, não mais por instituições como Fifa e Uefa.

Em cerca de 48 horas, todo o sistema planejado para o torneio bilionário ruiu. Os times ingleses foram os primeiros a saltar do barco, o que foi suficiente para que outros times fizessem o mesmo.

*Com informações da Ansa

Juventus