Topo

Liga dos Campeões - 2020/2021

Juve e Liverpool fora da Champions? Tudo sobre a briga nas ligas europeias

Juventus de Cristiano Ronaldo está fora do G4 do Italiano e pode não jogar a próxima Liga dos Campeões - Valerio Pennicino/Getty Images
Juventus de Cristiano Ronaldo está fora do G4 do Italiano e pode não jogar a próxima Liga dos Campeões Imagem: Valerio Pennicino/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

10/05/2021 12h25

No clássico "se os campeonatos acabassem hoje", Juventus e Liverpool estariam fora da Liga dos Campeões 2021-22. À medida que as principais ligas europeias se aproximam do fim, a disputa pelas vagas tão cobiçadas ficam mais encerradas: os italianos estão equilibradíssimos, enquanto Borussia Dormund e até PSG correm algum risco de ficar fora. O UOL Esporte te explica os cenários abaixo.

Italiano: Imagina a Juventus na Liga Europa?

Fora do G4 do Italiano, a Juventus corre sérios riscos de não jogar a próxima Liga dos Campeões. A única equipe garantida é a campeã Inter de Milão; as outras três vagas ainda estão em jogo para Atalanta (72 pontos), Milan (72), Napoli (70) e Juventus (69) —até a Lazio (64) pode voltar à briga se vencer um jogo atrasado. Restam três rodadas, incluindo os decisivos jogos Juve x Inter e Atalanta x Milan.

Inglês: Liverpool em perigo; City com a mão na taça

Jurgen Klopp lamenta lance durante partida do Liverpool contra o Leeds no Campeonato Inglês 2020-21 - Clive Brunskill/Getty Images - Clive Brunskill/Getty Images
Liverpool de Jurgen Klopp tem quatro jogos para entrar no G4 e voltar a jogar a Champions
Imagem: Clive Brunskill/Getty Images

Na Inglaterra, a briga por vaga na Liga dos Campeões é mais complexa. A final da atual edição é inglesa, mas isso não garante vagas a mais no Campeonato Inglês —ao contrário do que ocorre no Brasil com a Libertadores. Por isso são apenas quatro vagas em jogo na próxima Champions: City e United já têm as suas; Chelsea e Leicester completam o G4 hoje (64 e 63 pontos), mas West Ham e Liverpool ainda podem sonhar (58 e 57 pontos).

Já o título inglês do City parece questão de tempo. Isolado na liderança, o time de Guardiola precisa de apenas três pontos nas últimas três rodadas para sacramentá-lo. Uma vitória sobre o Newcastle na sexta-feira (14) já resolve, mas o título pode ser definido até antes disso: o vice-líder Manchester United pega o Leicester amanhã (11) e o Liverpool na quinta (13), e qualquer derrota ou dois tropeços define o City como campeão.

Francês: PSG longe do título e vagas indefinidas

O empate contra o Rennes ontem (9) foi um golpe duro para as esperanças de título do Paris Saint-Germain. A duas rodadas do fim, Neymar e cia. precisam de uma derrota ou dois empates do líder Lille para tentar alcançá-lo (79 a 76 pontos). As vagas na próxima Champions também estão em aberto (duas diretas, uma na pré) pois Monaco (74 pontos) e Lyon (73) vêm logo atrás.

Espanhol: Título em jogo; vagas definidas

Atlético de Madri (77 pontos), Real Madrid (75) e Barcelona ainda disputam o título espanhol. Nenhum deles venceu na última rodada, de modo que o time de Simeone segue dependendo apenas de si para ser campeão. Restam três rodadas, já sem confrontos diretos. Junto dos três, o Sevilla completa o grupo de representantes do país na próxima Champions.

Alemão: Dortmund reagiu e quer ir à Champions

Haaland e Reinier comemorando pelo Borussia Dortmund - GettyImages - GettyImages
Dortmund de Haaland, Reinier e cia. estão de alerta ligado para poder disputar a próxima Champions
Imagem: GettyImages

O nono título seguido do Bayern de Munique foi definido no sábado (8), mas as outras três vagas na Liga dos Campeões seguem abertas. Nas duas rodadas que restam, o RB Leipzig parece mais seguro (64 pontos), enquanto o inconstante Wolfsburg (60) e o embalado Borussia Dortmund (58), de cinco vitórias seguidas, tentam terminar à frente do Eintracht Frankfurt (57).