Topo

Clubes e federação querem público de 13 mil pessoas na final do Maranhense

Sampaio Corrêa disputará a final do Campeonato Maranhense - Sampaio Corrêa/Instagram
Sampaio Corrêa disputará a final do Campeonato Maranhense Imagem: Sampaio Corrêa/Instagram

Bruno Fernandes e Josué Seixas

Colaboração para o UOL, em Maceió

10/05/2021 11h08

A decisão do Campeonato Maranhense começa na próxima quarta-feira (12) e terá em campo os times do Sampaio Corrêa e do Motoclub. O jogo será disputado no Estádio Castelão, em São Luís. Os clubes se juntaram à Federação Maranhense de Futebol (FMF) para solicitar a presença de público. A proposta é que cerca de 1/3 do público total possa comparecer ao estádio, cerca de 13 mil torcedores, já que a capacidade total é de 40 mil.

No documento enviado pela FMF, que tem pouco mais de uma página, são estabelecidos os protocolos: medição de temperatura, totens com álcool em gel, afastamento de dois metros entre as pessoas, uso de máscara permanente e proibição da venda de bebida nos balcões de bares. Além disso, os funcionários dos bares precisarão apresentar teste de covid negativo, realizado em três dias antes da partida, ou a comprovação de vacinação com as duas doses. O acesso se dará somente à torcida mandante.

De acordo com os números divulgados pela Secretaria de Saúde do Maranhão no último domingo (10), o estado tem 273.303 casos e 7.532 mortes por covid-19. Nas últimas 24 horas, o aumento foi de 86 casos e seis mortes pela doença. Na região da Grande São Luís, onde o jogo será disputado, a taxa de ocupação dos leitos de UTI está em 86,87%.

Até o momento, o governador Flávio Dino (PCdoB) não se manifestou sobre a solicitação. O Maranhão está em processo de abertura gradual das atividades. A partir dessa segunda-feira, eventos com 50 pessoas estão permitidos e, no dia 17, estarão liberados eventos para mais de 100 pessoas.

Deputado propõe volta de futebol em Pernambuco

Em Pernambuco, também está tramitando uma solicitação de retorno de torcedores aos estádios. O projeto de lei, escrito pelo deputado estadual Romero Albuquerque (PP-PE), foi apresentado na última quarta-feira (5) e será analisado pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (PE). De acordo com a assessoria do deputado, a ideia é que o público esteja presente na final do Campeonato Pernambucano, marcada para o dia 23 deste mês.