Topo

Com Scarpa inspirado, Palmeiras vence a Ponte Preta e avança no Paulistão

Gabriela Chabatura

Colaboração para o UOL, em São Paulo

09/05/2021 17h58

O Palmeiras fez a sua parte e está classificado para as quartas-de-final do Paulistão. Na tarde de hoje (9), o Verdão venceu a Ponte Preta por 3 a 0, no estádio Moisés Lucarreli, em Campinas, e avançou para a próxima fase da competição com gols de Gustavo Scarpa, Willian e Wesley. A vaga foi garantida porque o Novorizontino, que estava se classificando, perdeu para o Corinthians por 2 a 1, na Neo Química Arena.

Gustavo Scarpa, que inaugurou o placar da tarde, foi o destaque da partida. Além de balançar as redes, ele deu as duas assistências para os gols de Willian e Wesley. O meio-campista é o maior garçom do time na temporada com o total de sete passes para gols —mesmo número que obteve em 2019 e um a menos que 2020 (8).

Na próxima fase, a equipe de Abel Ferreira encara o primeiro colocado da chave, o Red Bull Bragantino, que tem o mando de campo. O duelo acontece em partida única e, quem vencer, garante vaga para a semifinal.

Vale lembrar que antes, o Palmeiras volta as atenções para a Copa Libertadores. Na terça-feira (11), o time encara o Independiente del Valle-EQU, no estádio Casa Blanca, às 21h30 (de Brasília), pela quarta rodada da primeira fase do torneio.

Homenagem ao Dia das Mães

Ponte Preta e Palmeiras homenagearam as mães dos seus jogadores. O nome de cada uma delas apareceu nas escalações publicadas nas redes sociais e também nas camisas dos atletas, abaixo da numeração.

Estreia de mais um garoto

Neste domingo, o técnico Abel Ferreira promoveu a estreia de mais um garoto das categorias de base do clube. Trata-se do zagueiro Michel, que havia sido relacionado pela primeira vez na partida contra o Mirassol, na oitava rodada, e hoje iniciou entre os titulares. Ele está no Verdão desde 2019 e, mesmo com idade de uma categoria inferior, participou das conquistas da Copa do Brasil Sub-17 e da Supercopa do Brasil Sub-17 daquele ano e, no ano passado, foi peça importante para o tetracampeonato paulista da equipe sub-20.

Milagre de Jaílson

Escolhido para iniciar a partida no lugar de Weverton, Jaílson operou um milagre ainda no primeiro tempo de jogo. Aos 23 minutos, Niltinho encontrou espaço pela direita e cruzou para dentro da área. Após leve desvio, Moisés, livre, finalizou da pequena área e exigiu uma defesa a queima-roupa do camisa 42 palmeirense. Apesar do esforço da grande defesa, a arbitragem acabou assinalando posição irregular do jogador da Ponte Preta.

A estrela dele está brilhando

Mesmo não sendo considerado titular, Gustavo Scarpa tem demonstrado ser peça fundamental para os planos táticos de Abel Ferreira durante a temporada. Contra a Ponte Preta, ele marcou o primeiro gol da partida e também deu assistências para os gols de Willian e Wesley. Polivalente, o meio-campista chegou ao quarto gol na temporada, atrás somente de Rony (5), e se consolida como o maior garçom da equipe até aqui com sete passes para gols.

5.000 vezes Palmeiras

É importante mencionar que o gol anotado por Scarpa também é histórico: foi o gol de número 5.000 do Palmeiras no Paulistão desde a sua primeira participação, 1916. O primeiro tento do clube na competição foi marcado por Vescovini, no empate em 1 a 1 com o Mackenzie, no dia 13 de maio daquele ano.

foto-palmeiras - Cesar Greco/ Palmeiras - Cesar Greco/ Palmeiras
Jogadores do Palmeiras comemoram o gol contra a Ponte Preta
Imagem: Cesar Greco/ Palmeiras

Cronologia do jogo

Apesar do jogo morno nos minutos iniciais protagonizado pelas duas equipes, foi o Palmeiras quem conseguiu articular a melhor jogada e abrir o placar. Aos 35 minutos da primeira etapa, Gustavo Scarpa aproveitou a sobra e, de fora da área, ajeitou para o pé esquerdo e estufou as redes do goleiro Ygor Vinhas.

Depois, já nos minutos adicionais, Scarpa realizou uma grande jogada individual pela direita e cruzou para dentro da área para Willian. O atacante mergulhou e, de cabeça, ampliou a vantagem no marcador: 2 a 0.

Na volta do intervalo, o Palmeiras seguiu o ritmo eletrizante dos minutos finais do primeiro tempo e, antes mesmo do primeiro minuto, balançou as redes. Na articulação do contra-ataque, Danilo roubou a bola e tocou para Willian, que passou para Gustavo Scarpa. O camisa 14 realizou mais um cruzamento na medida, e Wesley bateu de pé direito para anotar o terceiro gol alviverde.

FICHA TÉCNICA

PONTE PRETA 0 X 3 PALMEIRAS

Competição: Campeonato Paulista
Data: 9 de maio de 2021, domingo
Horário: 16h00 (de Brasília)
Local: Moisés Lucarelli, em Campinas (SP)
Arbitro: Flavio Rodrigues de Souza
Auxiliares: Daniel Paulo Ziolli e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral
Cartões amarelos: não houve
Cartões vermelhos: não houve
Gols: Gustavo Scarpa, do Palmeiras, aos 34'/1T (0-1); Willian, do Palmeiras, aos 47'/1T (0-2); Wesley, do Palmeiras, aos 1'/2T (0-3)

Ponte Preta: Ygor Vinhas, Apodi (Jean Carlos, aos 15'/2T), Rayan, Ruan Renato e Felipe Albuquerque (Marcos Júnior, aos 33'/2T); Dawhan e Locatelli (Barreto, aos 14'/2T); Niltinho, Camilo (Renatinho, intervalo) e Moisés (Bruno Michel, aos 14'/2T); Paulo Sérgio. Técnico: Fábio Moreno.

Palmeiras: Jailson; Mayke (Garcia, aos 32'/2T), Michel e Vanderlan; Giovani (Lucas Esteves, aos 29'/2T), Zé Rafael (Fabinho, aos 30'/2T), Danilo, Gustavo Scarpa (Pedro Bicalho, aos 17'/2T) e Matías Viña; Wesley (Lucas Lima, aos 17'/2T) e Willian. Técnico: Abel Ferreira.